Automóveis Titulo Impressões ao dirigir
De olho na concorrência
Vagner Aquino
05/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Ao lado de rivais de peso, como o Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic, por exemplo - que vieram com tudo para brigar pela liderança no segmento dos hatches compactos -, o Punto finalmente percebeu que era hora de se atualizar.

Na linha 2013, o modelo não recebeu mudanças gritantes. Por fora, os retoques mais relevantes estão nas lanternas (agora, iluminadas por luzes em LED), faróis, para-choques e, como de praxe, no desenho das rodas, estas de liga-leve com 15 polegadas nas versões mais em conta - a variante Sporting tem rodas de 16 polegadas e a T-Jet é equipada com o aro 17.

No entanto, por dentro, a história é outra. Mesmo mantendo os números de entre-eixos (2,51 metros) são novos os materiais de acabamento, grafismo do painel de instrumentos e desenho do painel central.

Para desvendar mais afundo as novidades do modelo, o Diário avaliou a versão intermediária Essence com câmbio manual de cinco marchas, que custa R$ 41.750.

Escondido sob a tampa dianteira, o motor 1.6 E.TorQ 16V flexível de até 117 cv se incumbe de tirar o modelo da inércia. Segundo números da fabricante, até os 100 km/h são necessários 10,5 segundos (gasolina) ou 10,3 segundos, com etanol.

O Fiat - fabricado em Betim, Minas Gerais - tem torque máximo de 16,8 mkgf (16,2 mkgf, com gasolina) a 4.500 giros. As arrancadas não deixam a desejar - claro, levando em conta o que o carro propõe. E as retomadas não chegam à excelência, mas são boas também.

Por outro lado, os engates da transmissão manual de cinco marchas mostram certa deficiência, principalmente nas primeiras relações. Um pouco mais de precisão tornaria o veículo mais agradável no dia a dia.

Quando conduzido em altas rotações, o comportamento do Punto é bastante interessante. Ponto para o baixo nível de ruído no interior. Assim como o ajuste da suspensão, a precisão da direção também passa segurança. Hidráulica, fica na medida certa para quem curte uma pegada mais esportiva - como sugere a proposta do veículo.

 

Preço pode chegar a R$ 52.932

 

Para não perder espaço para a concorrência, o Punto (que chegou por aqui em 2007) vem recheado de mimos. Na lista de série estão retrovisores, vidros (dianteiros) e travas com comando elétrico, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, faróis de neblina, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, volante com ajuste de altura, além dos itens que respondem pela segurança, como HSD (que compõe air bag duplo e freios antitravamento) e ESS (Emergency Stop Signaling), sistema que liga automaticamente o pisca-alerta do veículo no caso de freada brusca.

Podendo chegar aos R$ 52.932 com todos os piscinas, o Punto pode ser equipado com itens como: sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante multifuncional, vidros traseiros elétricos, CD player com MP3, USB e Blue&Me, bancos revestidos em couro e teto solar. Só este último, custa R$ 3.860.

Aos que preferem dar descanso para o pé esquerdo, a Fiat oferece a versão com câmbio automatizado Dualogic, que não sai por menos de R$ 44.140.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;