Diarinho Titulo Cultura
Muito em comum

Apesar das diferenças e dos cerca de 7.300 quilômetros de
distância, Brasil e Portugal possuem muita coisa em comum

Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
02/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um está na América do Sul e tem 190 milhões de habitantes. O outro fica na Europa e sua população é de 10,6 milhões. Apesar das diferenças e dos cerca de 7.300 quilômetros de distância que os separam, Brasil e Portugal também têm muito em comum.

Nosso País é formado pela mistura de vários povos: índios, africanos e europeus. Mas os colonizadores portugueses foram os responsáveis por importantes transformações. Entre as heranças estão a religião católica, a Língua Portuguesa e festejos, como o Carnaval.

A relação de amizade entre os países, porém, nem sempre existiu. Quando chegaram aqui, ocuparam e exploraram o território dos indígenas. Por outro lado, depois contribuíram para o desenvolvimento.

Neto de portugueses, João Artur do Nascimento Ferreira, 10 anos, de Santo André, curte escutar o avô falar sobre fatos históricos de Portugal, como revoluções e batalhas. "Gosto de saber o que aconteceu no passado. Meu bisavô foi telegrafista na Segunda Guerra Mundial."

 

VIAGEM CULTURAL

Os irmãos Isabella Menésio de Freitas, 11, e Gabriel Augusto, 8, de Santo André, também são netos de portugueses e costumam passar as férias na terra natal dos avós. Além de se divertir, aprendem como é a cultura do país europeu.

O curioso é que mesmo o idioma sendo o mesmo, os familiares não entendem tudo o que dizem. "Tem palavras que não usam e outras com significados diferentes. Acho o sotaque bonito, mas falam muito rápido, às vezes", diz Isabella.

 

Em Portugal, acreditam que têm mais liberdade para brincar na rua. "As casas não têm portões. É mais tranquilo", conta a garota. Gabriel adora jogar futebol com os primos. "Eles não gostam muito de videogame", afirma o menino.

 

Saiba mais:

 

A partir de 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) começa o Ano Brasil Portugal. A iniciativa tem programação recheada nos dois países por atividades culturais, como exposições, espetáculos e shows com artistas brasileiros e portugueses. Termina em 10 de junho de 2013, quando é celebrado o Dia de Portugal.

 

O bacalhau é uma das especialidades da culinária portuguesa. Muitas famílias brasileiras o consomem na Sexta-Feira Santa (antes da Páscoa). Os doces, como os famosos pastel de belém e pastel de santa clara, também têm muitos fãs no Brasil.

 

Por ser neto de portugueses, José Henrique do Nascimento Ferreira, 7 anos, de Santo André, tem dupla cidadania. Torcedor do Sporting Clube de Portugal, o menino adora assistir aos jogos do time de futebol com o avô. Quando as seleções Brasileira e Portuguesa disputam partida, o menino fica dividido na torcida. "Gosto do Cristiano Ronaldo. Ele é bom jogador", diz.

 

Um dos símbolos de Portugal é o galinho do tempo ou Galo de Barcelos. A lenda conta que um homem foi condenado por crime que não cometeu na cidade portuguesa de Barcelos. Antes de ir para a forca, visitou o juiz, que estava comendo frango assado. O acusado jurou inocência e disse que o galo iria cantar como prova. Pouco antes de ser enforcado, o galo cantou e o homem foi libertado.

 

Paula Sitta Martins, 8 anos, de Santo André, tem muita vontade de viajar para Arouca, em Portugal, onde os avós paternos nasceram. A menina quer ver de perto os costumes, culinária e danças do país. "É importante saber essas coisas porque enriquece a nossa cultura."O lenço que ela usa na foto ao lado faz parte dos trajes típicos de Portugal.

 

Consultoria de João Paulo Pimenta, professor do Departamento de História da USP, e de Paulo Augusto de Freitas, presidente da Casa de Portugal do Grande ABC.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;