Diarinho Titulo Fique por dentro
O que é tempo seco?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
02/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante o inverno você provavelmente já escutou alguém dizer que o tempo está seco. Mas sabe o que isso significa? O ar que respiramos é composto por várias substâncias, entre elas a água em forma de vapor. Assim, quando há pouca quantidade dela na atmosfera, dizemos que está seco.

Complicado? Para entender melhor quanto vapor de água o ar tem, foi criado o termo umidade relativa. Quando o ar está com a quantidade máxima de vapor que pode possuir, significa que a umidade relativa é de 100%. Assim, quanto menor a porcentagem, mais seco o tempo estará. Para se ter ideia, em desertos costuma variar entre 10% e 15%. Segundo especialistas, é importante que esteja acima de 50%; abaixo disso, pode trazer problemas à Saúde.

No Brasil, o tempo seco ocorre no inverno - raramente em outras estações - e na área central do território, que inclui parte das regiões Norte e Sudeste, o Centro-Oeste e o sertão nordestino. No País, o fenômeno é causado por uma grande massa de ar que bloqueia a chegada da umidade vinda da região amazônica. Desse modo, não há formação de nuvens nem de chuvas.

 

Fogo na mata

Incêndios, principalmente nas matas, são mais comuns quando o tempo está seco. Como a umidade é muito baixa e não chove, folhas e galhos ficam mais ressecados. Ao caírem no chão, podem pegar fogo com grande facilidade.

 

Beba muita água

Para prevenir doenças causadas pela baixa umidade do ar, é preciso tomar bastante líquido e ingerir alimentos saudáveis. Espalhar panos úmidos e baldes cheios de água pelo ambiente também ajuda a aliviar o tempo seco; a evaporação umedece o ar do local.

 

Poluição fica acumulada

Na época mais seca do ano, a circulação de ventos é menor, impedindo que os poluentes sejam espalhados por toda a atmosfera. Assim, é comum que partículas de poeira e gases expelidos pelos veículos fiquem concentrados perto da superfície. Por isso, notamos camada de ar acinzentada ao olharmos para o horizonte. A poluição acumulada prejudica ainda mais a Saúde.

 

Evite atividades físicas

Já ficou sem Educação Física por causa do tempo seco? É porque quando a umidade relativa está muito baixa, deve-se evitar exercícios físicos - principalmente das 10h às 17h -, pois problemas respiratórios podem ser agravados.

 

Saúde em perigo

Quando a umidade relativa está a 30% ou menos é considerada situação de atenção, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas). É que quando o tempo está seco, as vias respiratórias, pele e olhos ficam ressecados e irritados. Os pulmões podem fabricar mais catarro, e doenças, como asma e bronquite, se agravam. Por isso, nesta época do ano, é comum ver muitas pessoas nos postos de Saúde e hospitais fazendo inalação.

 

Inversão térmica

A inversão térmica é outro fenômeno comum durante o período de tempo seco. É quando uma camada de ar frio (que é mais pesado) fica presa embaixo de uma camada de ar quente (mais leve). Assim impede que os poluentes, que estão próximos à superfície, se espalhem pela atmosfera. Como ar não se renova, cada vez mais gases nocivos se acumulam, causando problemas à população e ao ambiente.

 

Consultoria de Mozar de Araújo Salvador e Fabrício Daniel dos Santos Silva, meteorologistas da Coordenação Geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e de Elie Fiss, professor responsável pela disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;