Política Titulo Campanhas
Candidatos ficam no zero em igreja

Prefeituráveis de Sto.André se encontram na Vila Gilda para
discutir Saúde, mas o debate foi adiado por falta de público

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
31/08/2012 | 07:13
Compartilhar notícia


A Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André reuniu quatro dos seis postulantes ao Paço para debater sobre Saúde na Igreja Nossa Senhora do Paraíso, na Vila Gilda. No entanto, a discussão de projetos e ideias nessa área foi adiada por falta de público. Compareceram no evento os candidatos Carlos Grana (PT), Raimundo Salles (PDT), Marcelo Reina (Psol) e o prefeito Aidan Ravin (PTB), que concorre à reeleição. Segundo os organizadores da atividade, Nilson Bonome (PMDB) e Alexandre Flaquer (PRTB) também foram convidados a participar.

Sem debate de propostas, o encontro entre os prefeituráveis acabou ficando marcado por brincadeiras. Os candidatos se cumprimentaram, posaram para fotos e dialogaram em tom irreverente. "Estou esperando convite do Grana para andar de helicóptero com ele", disse Salles, ironizando o sobrevoo do petista pela cidade realizado nesta semana. Também fizeram piadas sobre o braço imobilizado de Aidan, que sofreu fratura do rádio (osso localizado no antebraço) no dia 15.

Os postulantes lamentaram o adiamento do evento e se mostraram interessados em realizar outro encontro - em data a ser definida - para tratar do assunto. A instituição religiosa não deu previsão para isso acontecer. "Não sei se essa falta de público se deve a uma aversão da população à política ou por pouca divulgação dos organizadores. É uma pena que não esteja lotado de munícipes de Santo André querendo questionar os candidatos a prefeito", comentou Marcelo Reina.

O socialista afirmou que tinha intenção de apresentar novo sistema de Saúde para o município. "Os outros candidatos propõem modelo que está sendo executado atualmente, focando em doença, hospital e medicamento. Temos proposta para inverter isso. A definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) envolve o bem-estar físico, social, mental e espiritual. Não é visto programa de governo que contemple todas essas atividades."

Grana também lamentou a chance de apresentar projetos para a área, como construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas) e ampliação de atendimento domiciliar com agentes de Saúde. O petista aproveitou para alfinetar o prefeito novamente. "Para quem se dispôs a fazer governo que iria resolver a questão da Saúde, a atual gestão deixou muito a desejar. Essa seria a oportunidade para a administração municipal mostrar suas explicações e para nós (PT) apresentarmos as alternativas que temos. É um tema que ele tem obrigação maior em responder, pois se formou como médico", criticou o prefeiturável.

A equipe do Diário questionou o chefe do Executivo sobre o adiamento do evento, mas Aidan não respondeu. Salles foi breve e disse que "a iniciativa foi boa, mas, infelizmente, o debate de ideias não foi realizado".

 

OUTRAS CIDADES

Evento semelhante ocorreu na Paróquia São Francisco, em Mauá, reunindo candidatos de cidades diferentes. Estiveram presentes os prefeituráveis do município Donisete Braga (PT) e Edimar da Reciclagem (PSDB), além de Claudinho da Geladeira (PT) e Nilson do Mercado Filho (PCdoB), que concorrem ao Paço de Rio Grande da Serra. Em Diadema, candidatos à Prefeitura também debateram sobre Saúde, mas, até o fechamento desta edição, a pastoral não confirmou quem participou da atividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;