Setecidades Titulo Impasse
Anhanguera nega sala de aula a estudantes

Em Santo André, turma de Logística da instituição divide espaço com outros dois cursos

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
30/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos do primeiro semestre do curso de Logística da Faculdade Anhanguera, campus da Avenida Industrial, em Santo André, estão sem sala de aula há pelo menos uma semana. A reitoria dividiu a turma em classes de dois outros cursos até o fim do ano. Segundo estudantes, o motivo alegado é a falta de orçamento, o que a instituição não confirma.

A turma de 45 pessoas está indignada com a medida, que a separou entre as classes do segundo semestre dos cursos de Logística e de Marketing e Recursos Humanos. "Falaram que a grade de ensino é a mesma, mas é totalmente diferente. Nos sentimos humilhados e lesados", conta um dos estudantes, Tiago Alves de Lima, 28 anos.

A mensalidade é de R$ 569 e o curso tem duração de dois anos, com aulas presenciais de segunda a quinta-feira e às sextas a distância. O semestre começou dia 6 e as aulas foram ministradas normalmente nos primeiros sete dias. Na semana passada, a reitoria impôs a divisão. Parte dos alunos prejudicados não está indo às aulas e aguarda por solução da reitoria. O coordenador do curso de Logística, segundo alunos, teria dito aos insatisfeitos para cancelarem suas matrículas.

Quem opta por assistir às aulas reclama da falta de espaço e dificuldade para prestar atenção. "As salas ficaram com 130 pessoas", disse Lima.

A Anhanguera Educacional informou que a união de estudantes de diferentes cursos em disciplinas específicas está de acordo com as diretrizes curriculares definidas pelo Ministério da Educação. Conforme a instituição, as disciplinas de comum conteúdo permitiriam que alunos fossem alocados na mesma sala, independentemente da graduação de origem. A faculdade não explicou o motivo do remanejamento feito após a primeira semana de aulas em classes separadas.

Entre os estudantes, o clima é de revolta. Lima contestou a justificativa. "É a mesma disciplina, mas a diretriz é diferente. Ontem (anteontem) tivemos outra discussão na sala. A professora precisou explicar os conceitos de forma diferente às três turmas."

Ontem, pelo menos cinco alunos novos entraram no curso de Logística, mas outros dez já matriculados faltaram por não concordar com a situação. A turma reivindica a reabertura da classe e promete registrar boletim de ocorrência nesta semana. Requerimento foi aberto junto ao Ministério da Educação para averiguação da denúncia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;