Política Titulo Pasta
Reina visa unir Cultura, Esporte e Educação

Candidato do Psol à Prefeitura de Santo André promete unificar secretarias

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
28/08/2012 | 07:31
Compartilhar notícia


O postulante ao Paço de Santo André pelo Psol, Marcelo Reina, afirma que pretende unificar as secretarias de Educação, Cultura e Esporte em uma só Pasta. Para o candidato, as três áreas da administração municipal devem ser tratadas de forma simultânea. De acordo com o prefeiturável, a formação de um aluno não é condicionada apenas ao ensino teórico.

"A Educação não pode ficar limitada apenas à escola. Entendemos que ações culturais e esportivas também fazem parte. Nossa proposta é desenvolver cineclube e cineteatro na periferia. Então, as unidades educacionais ficariam abertas no fim de semana e período noturno para desenvolvimento de cultura e prática esportiva", explicou o socialista.

De acordo com Reina, o ensino multidisciplinar, com aplicação de várias atividades extraclasse, tem de ser disseminado nos alunos desde cedo. "As pessoas vêem creche como depósito de criança para as mães trabalharem, mas o intuito não é esse. É necessário motivação para estimular ao máximo o desenvolvimento da criança. Existem evidências científicas apontando que a Educação Infantil determina o sucesso profissional."

Apesar de elogiar os Cesas (Centros Educacionais de Santo André), criados na gestão do petista João Avamileno (2002 a 2008), Reina acredita que o modelo é mal utilizado. "Temos exemplo do Cesa da Vila Palmares, que está abandonado há cerca de oito anos. Pratico Kung Fu lá, mas as aulas não recebem R$ 1 do município. Os alunos que compram os próprios materiais e uniformes. Como é bairro pobre, fica mais difícil. A Prefeitura tem de dar condições para que atividades como essa, que incentiva o respeito e benefício coletivo, sejam desenvolvidas pela comunidade mais carente", comentou o socialista.

Focando em Educação, o candidato possui no plano de governo projeto chamado ‘escola de aplicação', que seria criação de equipamentos escolares de alto nível. "É modelo de excelência. Provavelmente, vamos começar com Ensino Fundamental, em parceria com Fundação Santo André e USP (Universidade de São Paulo). É uma unidade onde os professores são altamente qualificados. A remuneração desses profissionais será diferenciada. O número de alunos por sala é menor", disse o candidato.

O prefeiturável admite que a iniciativa pode trazer altos custos aos cofres públicos, mas minimiza o problema dizendo que "se diminuir os cargos comissionados na Prefeitura, é possível dar bons salários aos professores".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;