Setecidades Titulo Em S.Bernardo
Impasse com Eletropaulo
atrasa entrega de viaduto

Prefeitura cobra retirada de postes nas alças da Via Anchieta;
equipamentos estão colocados a menos de um metro da guia

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Impasse entre a Prefeitura de São Bernardo e a Eletropaulo fará com que a entrega do Viaduto Moyses Cheid, no km 22,5 da Via Anchieta, seja adiada pela terceira vez. O erro na instalação de três postes na Rua Manuel Corazza, no bairro Ferrazópolis, provocará o atraso, que pode chegar a três meses.

Os equipamentos estão colocados a menos de um metro da guia no acesso à rodovia. Um dos postes está fixado no asfalto, já na faixa de rolamento de veículos, provocando risco de acidentes. Os outros dois estão na calçada, mas em cima de bloco de terra. O posicionamento prejudica a passagem de pedestres, que teriam de avançar à via para conseguir passar.

A Prefeitura informa que em julho solicitou à concessionária a remoção dos postes, mas não obteve resposta. Apesar do problema, a administração municipal reitera que terminará as obras até o dia 31, conforme o cronograma.

Já a Eletropaulo afirma que, até o momento, não recebeu da Prefeitura a aprovação do projeto enviado para a realocação dos postes. A concessionária diz que o Executivo alterou o traçado do viário e que a planta foi recebida em julho. Desde então, a distribuidora diz que aguarda aprovação.

Depois que a obra for liberada pelo município, a Eletropaulo tem até 90 dias para executar a realocação, "já que é necessário fazer o planejamento de execução e avisar com até 15 dias de antecedência os clientes que serão afetados com falta de energia elétrica".

A equipe do Diário questionou novamente a Prefeitura, que reiterou ter concluído os entendimentos com a empresa de energia. A administração informou, inclusive, que teria pago pela substituição e que a concessionária teria se comprometido a retirar os postes até o dia 7 de setembro.

O Viaduto Moyses Cheid foi construído em 1970 pelo Estado e, desde então, estava abandonado. As obras de reativação começaram em junho do ano passado e a previsão inicial era que a inauguração fosse feita em março. A entrega foi, então, adiada para agosto. A justificativa da Prefeitura foi que o mau tempo e problemas com intervenções da Eletropaulo e da Comgás atrapalharam os serviços.

A recuperação do elevado faz parte de pacote com outras 19 intervenções definidas em plenárias do Orçamento Participativo. As obras são executadas pela empresa Heleno & Fonseca e custaram à cidade R$ 100 milhões. A via ligará o Ferrazópolis à Avenida Presidente João Café Filho. Depois da inauguração, serão feitas modificações no trevo do km 23,5, em frente à portaria principal da Volkswagen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;