Turismo Titulo Destinos místicos
Vale do Capão reúne três comunidades alternativas
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
27/10/2011 | 07:58
Compartilhar notícia


O menu de pontos esotéricos espalhados Brasil afora não poderia carecer do toque de um tempero baiano. Em meio às grutas e quedas d'água do parque nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Capão desponta como ponto de encontro de três comunidades alternativas: Campina, Rodas do Arco-íris e Lothlorien.

O clima de mistério começa no próprio caminho de acesso ao vale, formado por trilhas de pedra cercadas por plantas nativas ainda não estudadas e uma infinidade multicolorida de orquídeas raras, como as das espécies Catlea e Laelia sincorana.

Outra preciosidade do Capão é o patrimônio espeleológico do Parque de Iraquara, um dos poucos lugares no mundo com número tão significativo de entradas subterrâneas. Grande parte das cavernas ainda não foi explorada. Em outras, como a Torrinha, é permitida a visitação desde que na companhia de guias experientes munidos de equipamento especial.

Quem gosta de natureza também não deve deixar de visitar a Cachoeira da Fumaça, que estrela entre as maiores quedas d'água do Brasil, com 300 metros de altura. A vista é tão majestosa que alguns visitantes chegam a se deitar à beira do despenhadeiro para apreciar o espetáculo da água espalhando-se no ar antes de alcançar o chão.

E para o turista que gosta de história, uma dica: estique o passeio até o centro de Lençóis ou à misteriosa vila de Igatu, totalmente construída em pedra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;