Economia Titulo Aquecimento
Construção civil gera 574 vagas

Setor emprega 50.792 pessoas na região, 2.402 a mais que
em julho de 2011; dados foram divulgados pelo SindusCon

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
24/08/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Não é preciso percorrer muito pelas sete cidades para perceber que o Grande ABC tem se transformado em um canteiro de obras. E essa efervescência imobiliária gera fator bastante positivo para a região: o aumento expressivo da geração de emprego no setor. Estão trabalhando atualmente na construção civil 50.792 profissionais, o equivalente a 5,9% de todo o pessoal ocupado no Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados ontem pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Em julho houve a contratação de 574 pessoas na região, alta de 1,14% na comparação com junho. Em relação ao mesmo mês do ano passado a demanda por trabalhadores cresceu 4,96%, o que resultou na criação de 2.402 vagas. De janeiro a julho foram admitidas 3.717 pessoas, 7,9% a mais ante o mesmo período no ano passado.

Na avaliação da diretora adjunta da regional do SindusCon-SP Rosana Carnevalli, o resultado é muito importante e mostra que a economia da região segue forte, estimulada pelos lançamentos imobiliários, a exemplo dos voltados à classe C (muitos em Mauá e Diadema), de luxo (Santo André, São Bernardo e São Caetano) e pelas obras de infraestrutura (o Trecho Leste do Rodoanel, que passa por Mauá e Ribeirão Pires). O bom momento deve se estender pelos próximos três anos.

Tanto que a variação na geração de emprego no Grande ABC supera a média do Estado. No mês, o crescimento foi de 0,54%, no acumulado do ano, 5,51% e, em 12 meses, 4,31%. "A Capital é a maior impulsionadora do setor no Estado. Se lá o crescimento não é grande, há forte reflexo na média. Como em São Paulo a mudança da lei de zoneamento (que diminui o aproveitamento do terreno) ocorreu antes, em 2008, em algumas cidades da região foi só de 2010 para cá. Com isso, muitas construtoras começaram a atuar por aqui."

NAS CIDADES - A cidade que mais emprega trabalhadores da construção na região é São Bernardo, hoje com 16.894 profissionais em atividade, volume maior que o de junho, com ganho de 83 pessoas. Quando se compara com julho de 2011, existem 3.174 trabalhadores a mais.

Boa parte da necessidade de mão de obra provém, além dos diversos lançamentos imobiliários, dos dois shoppings em construção no município: o São Bernardo Plaza Shopping, no bairro Ferrazópolis, com inauguração prevista para novembro, e o Golden Square Shopping, no Jardim do Mar, que deverá ser lançado em abril. Só este empreendimento está empregando 450 trabalhadores do segmento.

Na sequência, aparece São Caetano, com estoque de 11.293 profissionais. O contingente foi acrescido de 155 pessoas em julho e possui 397 a mais do que no mesmo mês do ano passado. O volume supera o de Santo André (11.122) por conta do Espaço Cerâmica, que tem construções em andamento de torres residenciais e corporativas. "E o espaço deve demandar ainda mais mão de obra." (Colaborou Leone Farias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;