Política Titulo NINHO
Guerra jurídica atinge candidatos da mesma base

Apelidos iguais ocasionam briga em São Caetano

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
23/08/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


A guerra jurídica que tem imperado na eleição de São Caetano não perdoou nem candidatos a vereador da mesma base. O presidente da Câmara, que busca renovar o mandato, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), perdeu ação de propaganda eleitoral irregular contra o jingle usado por Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (PDT). O socialista acusou o pedetista de tentar "confundir" o eleitor por utilizar em sua música o apelido que soa igual ao dele.

Sidão da Padaria apresentou à Justiça Eleitoral transcrição incompleta do jingle utilizado pelo pedetista em que o ritmo faz referência apenas ao nome Cidão. "Sempre do sim, nunca do não. Para vereador de São Caetano é o Cidão..." No fim da gravação, a locução lembra a coligação de apoio à candidata governista ao Paço, Regina Maura Zetone (PTB), e cita o nome de urna "Cidão do Sindicato".

"É uma tentativa de confundir o eleitor. É a segunda vez que isso acontece. Em 2008 eu conversei com ele amigavelmente e ele mudou. Como repetiu o erro, entrei na Justiça direto", reclamou Sidão da Padaria. Cidão do Sindicato negou que o atrito seja uma reprise. "Não sei o que está acontecendo com ele. É mentira. Ele nunca me procurou antes. Sou conhecido como Cidão com ‘C' e não com ‘S', não tem nada a ver. Sempre apareci na mídia como Cidão do Sindicato por ter presidido o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano. Desde 2006, quando fui candidato a deputado estadual, uso o mesmo jingle, não queria nem dar notoriedade para a atitude mesquinha dele", esbravejou o pedetista.

Os candidatos trocam acusações de que o outro fatura com a semelhança. "Ninguém vai conseguir provar, mas acho que ele foi beneficiado com isso em 2008", reclamou o da Padaria, único eleito na ocasião. O do Sindicato se baseia nos resultados do último pleito. "Em 2004 ele teve 1.638 votos e passou para 2.000 e poucos (2.104). Como não faturou?", retrucou, Cidão que obteve 1.036 votos, insuficientes para obter cadeira em 2008.

Para a Justiça, o apelido é característico de Aparecido e que o ‘S' e o ‘C' são diferentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;