Turismo Titulo Minas
Começa 15º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
23/08/2012 | 07:29
Compartilhar notícia


Não bastassem os atrativos históricos, Tiradentes se prepara para cativar turistas também pelo paladar. A partir de amanhã até 2 de setembro, a cidade histórica mineira se tornará ponto de encontro de grandes chefs convidados para a 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia.

Durante dez dias, todo o município se entregará sem culpas ao êxtase gustativo do evento, que se dividirá entre os disputados festins - jantares especiais preparados às sextas e sábados por chefs brasileiros e internacionais - e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e apresentações de teatro. Restaurantes de comida típica mineira também vão entrar no clima com a oferta de pratos elaborados especialmente para o festival.

Entre os destaques dos festins desta edição está o chef espanhol Jordi Roca, do restaurante El Celler de Can Roca, em Girona, na Catalunha (Espanha), eleito o segundo melhor restaurante do mundo pela revista britânica Restaurant. Audacioso, Roca inovou nas cozinhas com os perfumes comestíveis: sobremesas que remetem a aromas de fragrâncias famosas como Calvin Klein, Gucci e Channel.

Grandes nomes da culinária latino-americana também participam do evento, a exemplo dos chefs Matias Palomo e Tomás Olivera, de Santiago (Chile); Sumito Estévez e Nelson Méndez, de Caracas (Venezuela); e Diego Muñoz e Virgilio Martínez, de Lima (Peru).

O tema desta edição será a riqueza da gastronomia brasileira e seu potencial econômico. Para isso, o festival realizou entre os meses de abril e junho a Expedição Gastronômica Brasileira, que percorreu seis Estados para mapear cadeias produtivas, desde o produtor até as panelas dos mestres-cucas. A expedição foi em busca da diversidade de ingredientes regionais e conferiu de perto a história, tradições e dedicação dos produtores, além de provar receitas únicas que compõem o patrimônio gastronômico nacional.

O conteúdo obtido durante as viagens será publicado em um livro com texto da jornalista Guta Chaves, que será lançado durante o evento. A pesquisa também foi documentada em fotos, vídeo, diários de bordo e está disponível no site www.culturaegastronomia.com.br.

Uma feira livre contará com exposição e venda dos produtos regionais encontrados durante a expedição. Caberá aos chefs preparar pratos utilizando ingredientes típicos, que serão vendidos a preços populares.

E não é só nos menus que o Brasil revelará sua diversidade. A programação cultural também segue a temática da expedição, com grupos musicais, artistas de teatro e circo de diversos Estados. Para completar, shows gratuitos de chorinho, MPB e jazz, tudo intimista, bem ao estilo mineiro de ser.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;