Política Titulo
Vanessa Damo se reúne com secretário estadual de Transportes
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/08/2012 | 07:53
Compartilhar notícia


Reclamações de moradores do Parque das Américas em relação à mudança de endereço da Estação Guapituba motivaram a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) a encontrar o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes (PSDB). No compromisso parlamentar, a candidata à Prefeitura mauaense revelou a preocupação quanto ao projeto, o qual ela avalia ser uma iniciativa equivocada da Prefeitura e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"A decisão está causando uma onda de pânico na população. Provavelmente, os moradores do bairro terão de utilizar o comércio do Centro pois as lojas deverão fechar por não haver mais movimento. Com esse deslocamento (o planejado é que haja um recuo de cerca de 100 metros de distância de seu atual endereço), a Prefeitura está decretando a morte desse comércio", alertou a deputada estadual. Outros aspirantes ao Paço, como Irmão Ozelito (PTB), também são contra a alteração do endereço.

Fernandes já entrou em contato com a CPTM para ter mais informações sobre as obras. Ele programa sentar com representantes da companhia para fazer análise da real necessidade da mudança e buscar possíveis resoluções.

Outra reivindicação levada por Vanessa ao bate-papo foi em relação ao futuro Expresso ABC, alternativa ferroviária que ligará o Grande ABC e São Paulo de maneira mais ágil. Ela buscou compromisso de Fernandes para que a última parada do trem que sairá da estação Mauá ocorra na Luz - como já está previsto no plano original da iniciativa.

"Vamos fazer, sim, o Expresso até a Luz. Ao invés do usuário parar em 14 estações para chegar na região central da Capital, passará por apenas seis (Mauá, Santo André, São Caetano, Tamaduateí, Brás e Luz). A outra linha continuará como um serviço local", explicou o secretário. "A viagem de Mauá para a Luz que hoje leva cerca de 50 minutos, cairá para 30 minutos. E as pessoas poderão fazer baldeações normalmente com a mesma tarifa (R$ 3)."

Com Orçamento estimado de R$ 1,2 bilhão, as obras do Expresso ABC estão programadas para começar no início do ano que vem, com término no fim de 2014.

Segundo Fernandes, as estações da cidade serão completamente remodeladas. "Não podemos chamar nem mesmo de reformas. As três estações serão demolidas e será necessário levantar novos prédios. O trabalho será enorme porque você tem de fazer isso tudo com os trens andando normalmente. É um desafio."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;