Política Titulo Eleições 2012
Diário realizará debate eleitoral

Coordenadores das campanhas dos prefeituráveis da região
assinaram ontem as regras do evento que será em setembro

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/08/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


O Diário mais uma vez vai fazer a diferença nas eleições municipais ao contribuir com o eleitor na escolha dos candidatos e, consequentemente, com a solidificação da democracia. Além da cobertura jornalística das atividades e propostas dos 37 candidatos a prefeito nas sete cidades, o veículo de comunicação fará debates do dia 17 a 25 de setembro. A votação está marcada para o dia 7 de outubro.

As ideias, desenvoltura, explicações e ações do programa de governo dos prefeituráveis poderão ser acompanhados ao vivo pelo site www.dgabc.com.br. No dia seguinte às atividades o jornal impresso abordará com detalhes as discussões entre os pleiteantes. Os sete debates serão realizados no teatro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), sempre com início às 19h (veja cronograma na arte ao lado).

Dentre os 200 lugares disponíveis para assistir in loco, 50 serão destinados a alunos da faculdade e 20 serão reservados para leitores do Diário (regras para participação serão divulgadas posteriormente). Os demais serão para representantes de entidades da sociedade civil, autoridades políticas e convidados dos candidatos.

Ontem, coordenadores e assessores das campanhas majoritárias estiveram na sede do jornal, em Santo André, para receber explanações sobre o funcionamento dos debates e confirmar presença no evento.

A formatação prevê cinco blocos. No primeiro, cada prefeiturável responderá a uma pergunta, sorteada pelo mediador, ao vivo, relacionada a um dos cinco temas sugeridos: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Funcionalismo Público.

O segundo e terceiro blocos serão de interatividade entre os pleiteantes. Candidato perguntará para candidato. Os assuntos serão livres, com direito a réplica e tréplica. O quarto bloco será marcado pelas indagações de jornalistas convidados. No quinto e último bloco os participantes farão as considerações finais.

 

MARINHO AUSENTE

O único candidato que não enviou representante na reunião de ontem que acordou as regras foi o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que concorre à reeleição. O petista tem afirmado que é estratégia da campanha não participar de debates.

Os adversários Alex Manente (PPS), Aldo Santos (Psol), Ademir Silvestre (PSC) e Ligia Gomes (PSTU) criticam a fuga do chefe do Executivo na discussão de propostas. O socialista chegou a classificá-lo como ditador por não exercer a democracia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;