Esportes Titulo Confirmação
No sufoco, Alemanha passa pela Argélia e enfrenta a França

Após pressão inicial argelina, germânicos equilibram
a partida, mas só conseguem a vitória na prorrogação

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
01/07/2014 | 07:04
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


Foi com sofrimento e muito suor, mas a Alemanha ainda joga na Copa do Mundo do Brasil. Os alemães venceram a Argélia por 2 a 1 e chegaram às quartas de final. Agora o adversário é a França. Os gols saíram só na prorrogação. Schürrle e Özil marcaram para os europeus, e Djabou descontou para os argelinos.

 Apesar da superioridade técnica da Alemanha, quem começou melhor foi a Argélia, que dificultou a saída de bola dos europeus. Aos oito minutos, Slimani foi lançado e Neuer precisou jogar de líbero para afastar.Suprema, a Argélia chegou com perigo novamente aos 18. Ghoulam recebeu na área e soltou a bomba, que passou perto.

 O ímpeto argelino diminuiu e a Alemanha conseguiu equilibrar as ações, mas não criou jogadas de perigo. A melhor chance alemã ocorreu aos 36 minutos, quando Götze arriscou de fora e M’Bolhi fez boa defesa. Com 40 minutos, o goleiro argelino foi exigido novamente. Kroos chutou de fora da área, M’Bolhi espalmou nos pés de Götze, que arrematou para outra defesa do arqueiro.

 Já na segunda etapa foi a Alemanha que começou melhor. Com nove, Lahm mirou o ângulo esquerdo e M’Bolhi foi buscar com a mão direita, fazendo um milagre. Apesar de pressionar, a Alemanha teve dificuldades de criar e abusou dos cruzamentos. Aos 34, a tática quase deu certo: Khedira lançou e Müller cabeceou forte para defesa acrobática de M’Bolhi.

 Mesmo sufocada, a Argélia conseguiu se segurar e levou o duelo para a prorrogação. Porém, no tempo extra, os argelinos sucumbiram. Aos dois minutos, Müller rolou para Schürrle, no embalo, tocar de letra e surpreender M’Bolhi. Exaustos, os times já não tinham tática alguma e se aguentaram como podiam. 

 Com 15 minutos do segundo tempo, a Alemanha marcou o segundo com Özil, que aproveitou rebote na área. A Argélia ainda descontou aos 16, com Djabou, mas não havia mais tempo para a recuperação argelina, que fez bonito, mas deu adeus à competição.

Müller elogia recuperação da equipe

Apesar de não ter marcado gols no confronto contra a Argélia, o atacante Thomas Müller foi o destaque da Alemanha no Beira-Rio. Em entrevista após a partida, o jogador do Bayern de Munique ressaltou a recuperação germânica na segunda etapa, após o sufoco dos primeiros 45 minutos. “Foi muito difícil (o jogo). No segundo tempo, tivemos mais posse de bola e criamos oportunidades. Eu tive uma chance, mas não consegui fazer o gol”, disse.

 Müller também revelou que o plano dos europeus era despachar a Argélia durante o tempo normal, o que não ocorreu – o duelo foi decidido na prorrogação. “Acreditávamos que já teríamos a partida no bolso depois de 90 minutos, mas não aconteceu como imaginávamos”, afirmou.

  Incansável, Müller esteve envolvido nas jogadas dos dois gols alemães no confronto. No primeiro, deu o passe para Schürrle marcar, enquanto no segundo puxou a jogada que Özil concluiu. O atacante ainda brincou sobre cobrança de falta ensaiada, com escorregão proposital, que deu errado. “Esse era o nosso segredo”, riu o alemão.

O importante é classificar, diz treinador da Alemanha

A vitória suada contra a Argélia foi bastante exaltada pelos alemães. O técnico Joachim Löw admitiu que a seleção não jogou seu melhor futebol, mas ressaltou que o importante foi a classificação às quartas de final.

 “Não jogamos bem, é verdade. Mas partidas deste tipo sempre vão existir na Copa. Vimos, por exemplo, que o Brasil teve que ir até o último pênalti para se classificar. Nas oitavas, estão todos motivados e são excelentes seleções. O importante é classificar”, afirmou Löw.

 O técnico também destacou a força de vontade de seus jogadores, que brigaram até o fim para sair com a vitória. “No segundo tempo, tivemos de seis a oito oportunidades, mas não soubemos aproveitar. Vitória da força de vontade, vimos isso em ambos os lados. Depois do tempo regulamentar, estavam todos cansados, mas estávamos numa condição física melhor. Deveríamos ter decidido a partida no segundo tempo”, analisou.

 Autor do primeiro gol na partida, o atacante Schürrle elogiou a disposição argelina e seguiu a linha de raciocínio de Löw, explicando que o importante foi a classificação à próxima fase.

 “Imaginávamos que ia ser difícil. Eles (da Argélia) têm um bom preparo físico, são bons defensiva e ofensivamente. O que conta é o resultado final e estamos classificados”, comentou Schürrle.

 Outro que exaltou o futebol argelino foi o meia Lahm, que destacou a organização dos africanos.

 “Eles se defenderam muito bem, por isso nós tivemos poucas possibilidades. Nós tentamos finalizar nas bolas aéreas. Toda vez que atacamos, vimos que eles estavam muito bem organizados. Assim que tivemos o domínio do jogo, começamos a fazer alguma coisa”, explicou o alemão.

Argelinos exaltam campanha histórica na Copa do Mundo

A derrota para a Alemanha foi aceita pela Argélia, que chegou pela primeira vez às oitavas de final da Copa do Mundo. Em entrevista após a partida, o zagueiro Bougherra se mostrou orgulhoso pela campanha histórica.

 “Acho que mostramos ao mundo que a Argélia tem uma grande equipe e tem de ser respeitada. O valor dos jogadores argelinos tem de aumentar”, afirmou o zagueiro de 31 anos, que espera fazer parte do novo ciclo para uma eventual participação no Mundial de 2018, na Rússia.

 “Nós vínhamos de experiências negativas e pudemos fazer algo para melhorar. Temos cinco ou seis anos para melhorar. Estou ficando velho, mas espero acompanhar o time”, disse Bougherra.

 Eleito pela Fifa o melhor em campo, o goleiro M’Bolhi afirmou que a campanha de 2014 virará referência para as futuras gerações de argelinos.

“Vimos que a Argélia é capaz de jogar em alto nível. Essa Copa vira referência para o nosso futuro”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;