Nacional Titulo Educação
Ivanci quer eleição para escolher diretores de escolas do Estado
Marília Montich
Do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:41
Compartilhar notícia


O candidato à Prefeitura de Diadema pelo PSTU, Ivanci Vieira dos Santos, disse ontem que, se vencer a eleição, lutará para que os professores possam eleger os diretores das escolas estaduais. Hoje esses cargos são ocupados por meio de concurso ou ainda por indicação.

"Muitas vezes há um distanciamento entre o corpo gestor, composto por diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico, do corpo docente. Já houve épocas em que havia eleição e, consequentemente, mais proximidade. Os professores escolhiam alguém com o perfil mais apropriado para o trabalho deles e não o contrário", explicou o dirigente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). O projeto, no entanto, habita a esfera estadual. Por esse motivo, a mudança estaria fora do alcance direto do prefeito. "Se eu for eleito, a saída é discutir com outros professores, com o governador do Estado (Geraldo Alckmin, PSDB) e, principalmente, com os sindicatos", pontuou. "O sindicato dos professores, por exemplo, já defende a eleição dos diretores pela comunidade, que engloba ainda os pais de alunos e membros do conselho."

Ivanci fez questão de ressaltar que nas escolas municipais de Diadema esse processo já existe e será mantido no governo do PSTU. "Nós temos críticas à gestão atual, mas não escondemos as verdades. O que achamos que é interessante deve ser mantido", afirmou.

 

ATIVIDADE

O prefeiturável distribuiu ontem panfletos na porta da Escola Estadual Fábio Eduardo Ramos Esquível, na região central. O foco da atividade, assim como na semana passada, foram os colegas de trabalho. "Essa é uma escola onde temos muitos professores conhecidos, que são militantes ou sindicalistas. Temos alguns amigos que atuam aqui e que nos ajudam a fazer contato."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;