Automóveis Titulo Comparativo
Clássico dos automóveis

Volkswagen Gol se veste de Seleção e convida Fiat Palio Essense para uma pelada

Lukas Kenji
Do Diário do Grande ABC
25/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O Volkswagen Gol vestiu-se de Seleção Brasileira, todo canarinho. Assumiu a camisa 10 e chamou o Fiat Palio Essence para bater uma bolinha em ritmo de Copa do Mundo. Clássico sem favorito, em que ambos escalaram motor 1.6. Pimba na gorduchinha!

Insolente, o convidado para o amistoso saiu na frente neste quesito. O propulsor de 16 válvulas é superior ao do adversário Gol em todos os aspectos. Mais potente, joga com 115/117 cv, além de 16,2/16,8 mkgf – sempre na ordem gasolina e etanol. O bloco só não brilha mais porque seu companheiro Dualogic – câmbio automatizado de cinco marchas – é sonolento e não quer saber de entrosamento com o motor.

O mesmo pode ser dito da transmissão oponente, a I-Motion, da VW. Esta, porém, é ainda mais lenta. Parece centroavante em fim de carreira. Prova disso é o 0 a 100 km/h em 10,5 segundos (gasolina). O Fiat Palio cumpre a ação em 9,9 segundos.

O bloco da Volkswagen também entrou no confronto desfalcado de oito válvulas – a marca escalou o 16V somente no Gol Rallye e na picape Saveiro Cross. Despeja até 104 cv, além do torque máximo de 15,6 mkgf, mais rápido que o Palio (aos 5.250 e 2.500 rpm, respectivamente). Mesmo assim, não é tão eficiente quanto o Fiat. Faltam números mais rechonchudos de potência e torque.

Se o anfitrião deste comparativo veio desfalcado no motor, compareceu completinho em itens de série e vale R$ 44.980 no mercado. Como opcionais, só as rodas de liga-leve 15” (R$ 861), de resto, tudo vem de fábrica: ar-condicionado, rádio com CD player, bluetooth e USB, travas e vidros elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina e sensor de estacionamento. 

Este componente não deu as caras no grupo da Fiat, é indisponível. Rádio e volante multifuncional também não começam jogando e são opcionais, assim como vidros elétricos traseiros e o próprio câmbio Dualogic. A soma destes itens eleva o valor do Palio de R$ 41.170 para R$ 46.065.

O Gol Seleção honrou a amarelinha ainda em comodidade. Deu dribles desconcertantes no Palio em todas as medidas, incluindo porta-malas.

O uniforme do VW é aprumado. Tem adesivo nas laterais e costura nos bancos – que possuem novo design, remetendo a cascos, tradicionais em bolas de futebol. O mesmo foi feito nas rodas.

O fardamento do Palio também foi desenvolvido com cuidado. Saltam aos olhos os detalhes que molduram o painel. No entanto, os materiais do rival são de melhor qualidade.

VEREDICTO

A amarelinha fez bem ao Volkswagen Gol. A versão Seleção incrementou seu custo-benefício e o fez vencer esta partida. Embora tenha melhor conjunto motor/câmbio, o Fiat Palio Essence é R$ 1.085 mais caro quando equipado com os mesmos componentes do rival – e ainda fica devendo sensor de estacionamento. Também mais confortável, o hatch da VW corre para o abraço!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;