Esportes Titulo Tricolores
México derrota Croácia em Recife e espera pela Holanda

Com o resultado, os mexicanos passaram
em segundo do Grupo A, com sete pontos

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
24/06/2014 | 07:47
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


O México fez o dever de casa ontem à tarde, na Arena Pernambuco, e se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo. Apesar do empate ser suficiente, os tricolores venceram a Croácia por 3 a 1, com gols de Rafa Márquez, Guardado e Chicharito, enquanto Perisic descontou. Com o resultado, os mexicanos passaram em segundo do Grupo A, com sete pontos – mesma pontuação do Brasil, mas com saldo pior (5 a 3) – e vão enfrentar os holandeses, líderes do B, na próxima fase. Já os croatas foram eliminados, com três.

 O início do confronto foi praticamente igual, com a Croácia tendo ligeira superioridade no volume de jogo. Apesar disso, foi o México quem quase abriu o placar. Aos 15 minutos, Herrera fez boa tabela com Peralta, que soltou a bomba e acertou a forquilha do goleiro Pletikosa.

 Foi o lance de mais perigo da primeira etapa, marcada pelo nervosismo e pela forte marcação, que, por vezes, causava discussões mais acaloradas entre mexicanos e croatas.

 Na segunda etapa, o panorama continuou o mesmo até os 18 minutos, quando aconteceu o lance mais polêmico do jogo. Guardado recebeu na área, chutou e Srna colocou a mão na bola, mas o árbitro não marcou o pênalti. 

 Aos 27, Herrera cobrou escanteio e Rafa Márquez subiu mais do que a zaga croata para inaugurar o placar.

 Três minutos depois, os Tricolores chegaram ao segundo com Guardado. O meia recebeu de Peralta na área, bateu forte e correu para o abraço.

 Aos 37, Márquez desviou cruzamento, Chicharito aproveitou o embalo e decretou a presença mexicana nas oitavas.

 Aos 42, a Croácia diminuiu com Perisic, mas já era tarde. 

Eliminado, técnico croata admite revés: ''''''''Eles mereceram vencer''''''''

Se anteriormente o técnico Niko Kovac se mostrou bastante confiante na seleção da Croácia, após a derrota para o México o treinador foi humilde e reconheceu a superioridade dos rivais no duelo de Pernambuco.

 “Gostaria de parabenizar meus adversários pela vitória. Foi um jogo muito bem jogado. Eles mereceram a vitória. A vantagem foi grande. Fizemos um bom primeiro tempo, controlando o meio de campo, mas, no segundo, pela necessidade da vitória, mudamos e as coisas não saíram como esperávamos”, lamentou o técnico.

 Apesar disso, Kovac se irritou com um jornalista mexicano que perguntou sobre a receita que ele disse ter para vencer os tricolores.

 “Não me lembro de ter ofendido ninguém. Se esse foi o caso, acho que vocês me interpretaram errado. Eu estou na Copa do Mundo e, se não tenho o direito de ser otimista, então vamos parar por aqui”, reclamou o croata. 

Ninguém tremeu, festeja mexicano

A classificação mexicana às oitavas de final do Mundial agradou ao técnico Miguel Herrera não somente pelo feito, mas também por como o objetivo foi alcançado: com luta. 

 Após a vitória sobre a Croácia por 3 a 1, o treinador exaltou a postura do elenco diante dos europeus. “Encontramos uma equipe extremamente difícil de se enfrentar. Mas meu pessoal deu a alma. Ninguém tremeu em campo. É preciso exaltar o que aconteceu: todos garotos fizeram um grande trabalho. Não perdemos a concentração e soubemos trabalhar a bola parada”, afirmou Herrera.

 Autor de um dos gols e eleito melhor jogador da partida pela Fifa, o zagueiro Rafa Márquez elogiou a mentalidade do grupo e ressaltou a união em prol do mesmo objetivo. “Todos temos a mentalidade de fazer história, de se esforçar e ajudar o companheiro. É um trabalho conjunto”, afirmou ele, que é o único jogador da história a ser capitão em quatro Copas diferentes.

 O zagueiro se mostrou confiante para o duelo das oitavas de final contra a Holanda, às 13h do domingo, no Castelão, em Fortaleza. “O México está em condições de encarar qualquer um. Já fizemos a primeira coisa que era classificar. Agora vamos nos recuperar, porque temos o jogo seguinte. Vamos empenhar o mesmo esforço”, destacou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;