Automóveis Titulo Cabelos ao vento
Camaro conversível
dá sensação de liberdade

Musculoso da Chevrolet ganha versão conversível
também no Brasil; o modelo sai por R$ 239,9 mil

Vagner Aquino
Enviado ao Guarujá (SP)
11/06/2014 | 08:00
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Divulgação


Mesmo com a ciência de que ter carro conversível é algo fora de cogitação para muitos brasileiros – principalmente devido ao (alto) índice de violência – a General Motors está lançando o Camaro conversível no País.

Por R$ 239.9 mil (R$ 17.804 a mais que a versão cupê) o modelo traz como principal diferencial – aliás, único – a capota de lona revestida em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmico. Por que isso tudo? Para manter o nível de ruído próximo ao do modelo base.

E não é só isso. O carro traz reforços estruturais na partes dianteira e traseira, cuja função é garantir a rigidez necessária para maior equilíbrio dinâmico. Algo que é assinado embaixo pelas assistências do duplo controle de tração e de estabilidade.

FUNCIONAMENTO

Neste Camaro, o teto é recolhido em 20 segundos. Para isso, é necessário estar parado e com o câmbio, automático de seis velocidades, no modo ‘P’, de Parking. A partir daí, basta pressionar um botão no topo do para-brisas que os vidros abaixam e a capota se dobra em padrão ‘Z’. Segundo a GM, por motivos de segurança, há uma trava de acionamento manual. 

Assim como o motor – um V8 6.2 de 406 cv e 56,7 mkgf de torque – o visual do modelo é igual ao da configuração cupê, que ganhou redesenho em 2014, com faróis mais estreitos e lanternas em peças únicas, abandonando os dois quadradinhos de cada lado. As rodas têm 20 polegadas e cinco raios. 

Na tampa do porta-malas (que tem 290 litros comprometidos quando a capota é rebaixada) situa-se a antena tubarão. São quatro opções de cores para a carroceria: preto Global, branco Summit, amarelo Lemon Peel, cinza Ashen.

Como não poderia deixar de ser, a lista de série continua recheada. Dentre os itens, revestimento em couro para os bancos (que têm ajustes elétricos e sistema de aquecimento), sistema de navegação e câmera de ré. Destaque para o head up display, que exibe dados do quadro de instrumentos no para-brisa como rotação do motor, ponto ideal da troca de marcha, velocidade, instruções do sistema de navegação, entre outras informações.

Assim como o cupê, o Camaro descapotável tem tração traseira e sistema de desligamento dos cilindros AFM (Active Fuel Management). Quando em velocidade moderada, o motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível.




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