Diarinho Titulo Expectativa
Falta pouco para a Copa!

Depois da festa de abertura, na quinta (12), Brasil estreia no Mundial contra a Croácia

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
08/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A expectativa está grande! Faltam só mais quatro dias para a abertura da Copa do Mundo do Brasil. Na quinta (12), a cerimônia do maior evento de futebol começará às 15h15, na Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão, em São Paulo.

“Estou ansioso e vou torcer para o Brasil. Os jogadores são bons, mas o Neymar é o melhor”, diz Arthur Luiz Silva Filho, 10 anos. Ele e os amigos participaram de gincana na Seven Idiomas, em São Caetano, em que era preciso saber tudo sobre a Copa do Mundo.

A festa de abertura vai homenagear o País e mostrará o que tem de melhor: a natureza, as pessoas e o futebol. Mais de 600 bailarinos ensaiam para deixar tudo perfeito. Entre os destaques está bola gigante toda iluminada que andará pelo estádio. Terão ainda ginastas, capoeiristas e pernas de pau.

“Minha mãe enfeitou a casa inteira com bandeirinhas. Nos dias de jogos do Brasil, vão estar minha família, tios e até o vizinho na festa”, conta Bruna Palomaro, 11.

A abertura terá 25 minutos e, logo depois, vai acontecer o primeiro jogo do Mundial. O Brasil estreará contra a Croácia. As duas seleções estão no Grupo A, do qual também fazem parte México e Camarões.

Caso o Brasil perca, Caroline Pagnota, 11, acha que ocorrerão manifestações. “O pessoal vai sair na rua e reclamar contra o dinheiro que foi gasto nos estádios e que poderia ter sido investido em hospitais.”

No total, 12 estádios serão palco das 64 partidas. Ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Natal, Recife e Salvador. Todos foram reformados ou tiveram de ser construídos para receber os jogos.

A última partida do Mundial será em 13 de julho, no Maracanã, Rio de Janeiro. Diego Ripoll, 10, acha que o Brasil estará na final. “Espanha e Alemanha são fortes, mas acho que dá Brasil mesmo.” Agora, é torcer!


Robô que faz andar dará primeiro chute

O chute que dará início à Copa do Mundo será dado por um paraplégico (quem não tem o movimento das pernas). Para se mover, ele contará com o auxílio de um exoesqueleto, tipo de robô. A máquina, comandada pelo pensamento, fará com que a pessoa se levante da cadeira de rodas, fique de pé e consiga chutar a bola.

Funciona da seguinte forma: o cérebro imagina uma ação (levantar-se, andar ou chutar) e manda a informação para o computador no robô. Para isso, são colocados sensores no couro cabeludo. A pessoa tem a sensação de caminhar porque sensores na sola do pé do robô captam as vibrações do contato com o chão e as transmitem para o resto do corpo, como braços.

O exoesqueleto pesa entre 60 kg e 70 kg. Todos os testes foram feitos com pacientes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em São Paulo.

O projeto Andar de Novo, liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, é importante passo na ciência e pode fazer com que ninguém precise mais de cadeira de rodas no futuro. A pesquisa para desenvolver o robô demorou 13 anos. Levou um ano e meio para construí-lo.


Destino das próximas Copas está decidido

Daqui quatro anos, em 2018, a Rússia receberá o Mundial pela primeira vez. Por lá, as preparações já começaram. Na cidade de Kazan, por exemplo, o estádio já está pronto!

Em seguida, em 2022, será a vez de o Catar, no Oriente Médio, sediar a Copa. No país, o problema será o calor. Nos meses de junho e julho, quando ocorre o Mundial, chega a fazer 50°C. A organização do evento promete construir estádios climatizados (com aparelhos que garantam temperatura amena) para que jogadores e torcedores não passem mal.

Em 2016, o Brasil será sede de outro evento esportivo de grande porte: a Olimpíada no Rio de Janeiro. O Parque Olímpico está sendo construído e abrigará 15 modalidades, como judô, tênis, natação, basquete, ciclismo e ginástica artística.


Avião da Seleção tem desenhos

A Seleção Brasileira viajará pelo Brasil num avião personalizado com desenhos dos artistas plásticos de São Paulo Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos. A aeronave é cheia de carinhas diferentes e homenageia o povo brasileiro. Foram necessárias 100 horas de trabalho e 1.000 latas de spray para concluir a obra. Outros países, como Argentina, Espanha e França, também levarão seus times em aviões enfeitados com ilustrações de craques e torcedores.


Saiba mais sobre os estádios

Arena Corinthians (Itaquerão) – Em São Paulo, será palco da abertura e do primeiro jogo da Copa, entre Brasil e Croácia, na quinta (12).

Maracanã – Após quase três anos de reformas, o estádio do Rio de Janeiro vai receber a partida final do Mundial, no dia 13 de julho.

Estádio Nacional Mané Garrincha - Em Brasília, terá sete jogos do Mundial, um do Brasil. Recebeu a abertura da Copa das Confederações.

Mineirão – A fachada do estádio de Minas Gerais é considerada patrimônio histórico e não foi reformada, como as outras áreas.

Arena Castelão – O estádio de Fortaleza foi o primeiro a ser entregue. Receberá jogo entre Brasil e México, no dia 17 de junho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;