Política Titulo Troca de cadeiras
Ronaldo de Castro tira licença e suplente José Miguel assume vaga

Pedetista era terceira opção da coligação, entretanto nega acordo

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/06/2014 | 07:19
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O vereador de Santo André Bispo Ronaldo de Castro (PRB) tirou licença médica e o suplente José Miguel (PDT) assumiu ontem a vaga na Câmara. A princípio, o pedetista ficará no cargo por 15 dias, durante o período de afastamento do titular da cadeira. No processo eleitoral de 2012, o novo parlamentar ficou como quinto substituto na linha sucessória da coligação (PDT-PRB), só que pulou para a terceira opção com a morte de Adonis Bernardes (PDT) e a desfiliação de Wagner Grillo.

Apesar de três tentativas frustradas em eleições anteriores, esta é a primeira vez que Miguel exerce a função no Legislativo. Ele negou acordo para assumir o posto – os dois primeiros suplentes Carlos Ferreira (PDT) e Fábio Lopes (PDT), que, recentemente, foi beneficiado pela saída temporária do vereador Cosmo do Gás (PDT), enviaram comunicado indicando a impossibilidade de acolher o pedido. “Não teve (acerto por rodízio dentro da legenda). Foi combinado depois que os outros (suplentes) desistiram.”

O pedetista tem reduto eleitoral no bairro Capuava, local onde mora há cerca de 30 anos. Filho de ex-vereador, ele é comerciante (mercearia) e obteve 1.576 votos no páreo municipal. Na estreia, o parlamentar teve atuação discreta no plenário, sentado a maior parte do tempo e tirando fotos com a família nas horas vagas.

Miguel não apresentou projeto na primeira sessão – foram somente três indicações. Segundo o pedetista, propostas de Educação e Saúde devem nortear seus textos na próxima semana, mas “por enquanto” ele estuda o teor. “Pretendo emplacar (propositura), mas tenho que analisar. Não tenho nada engatilhado”, disse o piauiense. O parlamentar integrará a bancada governista na Câmara, cumprindo com a deliberação partidária. Presidente do PDT, Raimundo Salles faz parte do governo Carlos Grana (PT).

Diante do acordo com a administração petista, Miguel atua na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), no cargo de coordenador de atividades. Pediu afastamento temporário para tomar posse na Câmara. O pedetista receberá salário proporcional ao tempo na Casa. A remuneração mensal é de R$ 15 mil. Afastado por motivos de saúde, Castro terá seu contracheque integral. A assessoria do vereador do PRB alegou que o titular teve problemas no fígado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;