Política Titulo Promessas
Marinho presta conta de obras só no papel

Em OP, prefeito de S.Bernardo responsabiliza Cetesb e Judiciário por falta de avanço em projetos

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/05/2014 | 07:59
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), utilizou a última plenária do OP (Orçamento Participativo), feita ontem no bairro Alvarenga, para prestar contas de obras que ainda seguem na promessa. De seis projetos elencados pela população como prioridade em OPs anteriores, apenas um foi completamente concluído pelo governo petista: estudo preliminar para intervenção urbanística no Jardim Serro Azul, na região do Grande Alvarenga.

Três intervenções de grande vulto solicitadas por moradores do bairro sequer têm licitação estimada para ser publicada. Em reuniões de anos anteriores, a população pediu melhoria na ligação da Estrada dos Alvarenga com Diadema (pelo bairro Eldorado), construção de CEU (Centro Educacional Unificado) numa travessa da Estrada dos Alvarenga e amplo planejamento urbanístico nos bairros Jardim Nova América, parques Novo Horizonte 1 e 2, Parque Ideal, Parque dos Químicos e Jardim Cruzeiro do Sul.

Sobre a obra de Mobilidade Urbana, Marinho argumentou que o cronograma precisa ser liberado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Fizemos todo processo de trabalho. Conseguimos os recursos para executar obra. Estamos preparando a licitação. O licenciamento ambiental está em processo na Cetesb e espero que a Cetesb não coloque areia no trâmite”, discursou o petista. “Se Deus quiser, iremos publicar a licitação no segundo semestre.”

O planejamento de edificação do CEU no Grande Alvarenga, de acordo com Marinho, está travado no Judiciário. O petista afirmou que a administração realizou levantamento topográfico e definiu recursos para o prédio. “Estamos aguardando o Judiciário nos dar a emissão de posse para podermos dar sequência à construção do CEU.”

Já intervenções urbanísticas em diversos bairros do Grande Alvarenga estão em fase de “enquadramento no Plhis (Plano Local de Habitação de Interesse Social)”, segundo Marinho. Todo estudo precisa receber crivo da Promotoria de Meio Ambiente de São Bernardo.

As outras duas demandas populares de OPs passados são execução de serviços de guias e sarjetas no Parque dos Químicos, com realização de obras de contenções em encostas, e elaboração do projeto executivo para urbanização do Jardim Serro Azul. Ambas estão inacabadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;