Cultura & Lazer Titulo Ilusionismo
Mágica e cinema se
misturam em 60 segundos

Ilusionista da Pauliceia, em São Bernardo, tem
vídeo premiado no tradicional Festival do Minuto

Luís Felipe Soares
28/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A mistura entre mágica e cinema tem rendido reconhecimento para Emerson Ambrosio. Morador do bairro Pauliceia, em São Bernardo, ele brinca com o público por meio de vídeos que envia para o Festival do Minuto, que reúne material de diversos países em produções que não podem ultrapassar 60 segundos. O pouco tempo foi suficiente para que o ilusionista conseguisse chamar a atenção da plateia e dos jurados.

 Seu filme Perspective acaba de ser apontado como um dos vencedores dos Melhores Minutos 2013 (voto do júri). A obra já tinha se destacado nas categorias p... plano (cujo nome, com enquadramentos de encher os olhos, escolhidos pela curadoria e pelo público) e ciência (menção honrosa e voto do público). 
 
 “Já estava há quatro anos longe do festival e é algo muito especial. Fiz o vídeo em um momento de problemas pessoais e o projeto ajudou a me reerguer. Confesso que, quando soube que tinha vencido, até chorei”, revela. Ele já havia sido destaque na mostra com os curtas Ruídos da Rua (2008) e Acabou (2009).
 
 No vídeo, o diretor brinca com o conceito de perspectiva forçada utilizando cartas de baralho, isqueiros e uma mesa levemente inclinada. Tudo foi feito em um único plano sequência. Cerca de cinco horas foram necessárias para finalizar a gravação, marcada pelo forte uso de iluminação. Segundo Ambrosio, “um dos segredos foi selecionar o que eu queria mostrar. Peguei a ideia do ilusionismo, de fazer com que as pessoas olhem justamente para onde eu quero e quando eu quero. O contato com o monitor é direto. Na verdade, você vê uma espécie de mágica mesmo”.
 

 O troféu de Melhores Minutos 2013 de Perspective foi dividido com O Cruzamento (Minas Gerais) e com os filmes franceses The Beauty of Mathematics e The Evening Cigarette. É a primeira vez que esse tipo de divisão do prêmio ocorre ao longo das 22ª edições. O público optou por Eu Nunca Gostei de Videogame, assinado por Roberto Limberger, de Campinas. Todos os projetos foram disponibilizados no site www.festivaldominuto.com.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;