Política Titulo Evento
Sessão da maçonaria expõe respeito extremo
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
17/08/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Ao contrário dos eventos oficiais que vinham sendo transformados em palanques eleitorais em São Caetano, a sessão solene em comemoração ao Dia do Maçom, ocorrida ontem no Teatro Santos Dumont, expôs respeito entre o prefeiturável do PMDB, vereador Paulo Pinheiro, e o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). O ato contrapôs a troca de ataques e acusações entre petebista e peemedebista.

A maçonaria compareceu em peso e lotou as cadeiras da casa. O que favoreceu o também maçom Pinheiro e inverteu os papéis com o prefeito, que em todos os outros eventos contou com apoio da maioria. Quando o peemedebista foi alçado à tribuna para discursar, a plateia o aplaudiu fervorosamente de pé.

Mesmo com o microfone e o público em mãos, o prefeiturável não se aproveitou e optou pela fala institucional. "Conheço todos os convidados", destacou Pinheiro, que refutou vantagem eleitoral pelo fato de ser um maçom.

O ex-comandante da PM (Polícia Militar) de São Caetano e presidente do Colégio dos Veneráveis da Maçonaria, capitão Robinson Castropill, ainda que discretamente, foi o único a envolver a política no discurso. Destaque por ter referido-se ao vice-prefeito, Walter Figueira Júnior (PT), como irmão, já que também é maçom.

Fundamentado na história da sociedade, citando passagens como a Revolução Francesa e a Proclamação da República do Brasil, o capitão, sem citar nomes, alfinetou o prefeito, que havia classificado o envolvimento da Polícia Militar na eleição como prejudicial. "Historicamente estamos sempre envolvidos no combate aos vícios da humanidade, a tirania e abuso do poder político. Temos compromissos com os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade."

O discurso de Auricchio foi de agradecimento, lento e com palavras cuidadosas. Em certo trecho, reproduziu passagem da fala de Castropill sobre iluministas. O petebista lembrou a construção de uma creche em parceria com a maçonaria. "É o melhor exemplo da relação entre o poder público e a maçonaria. Um legado que fica para o nosso bem maior, que são os nossos filhos", disse o prefeito. A candidata ao Paço governista, Regina Maura Zetone (PTB), tinha agenda prevista para o evento, no entanto, não compareceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;