Política Titulo
Vices acumulam funções na campanha de Rio Grande

Coordenador e assessor de imprensa são algumas atribuições

Lukas Kenji
Especial para o Diário
17/08/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


O menor colégio eleitoral do Grande ABC (33 mil eleitores) resguarda suas peculiaridades. As campanhas de Rio Grande da Serra têm expressão reduzida se comparada aos outros municípios da região. Exemplo se faz com relação aos pleiteantes a vice-prefeito, que fogem de seus papeis meramente restritos às candidaturas e assumem cargos de coordenadores, assessores de imprensa e até organizadores de agenda.

Para se saber os passos do prefeiturável tucano Gabriel Maranhão, por exemplo, basta contatar a vice, Marilza Aparecida de Oliveira Silva (PTB). “A função de agendar compromissos surgiu naturalmente. Estou sempre ao lado dele, então as pessoas acabam me procurando para ter um tempo com o Maranhão”, explica a pleiteante ao cargo hoje ocupado por Helenice Arruda (PTB), que também acumula a função de organizar a campanha tucana quando não cumpre os deveres na Prefeitura.

Já na chapa petista, a postulante a vice, Cida Santos, fica quase que alheia aos passos de Claudinho da Geladeira (PT). A função dela é colher sufrágios em âmbito evangélico, aproveitando papel de destaque no meio como missionária e cantora. A sigla acredita que a ala religiosa é extremamente importante e chega a intitular Cida como “José Alencar dos evangélicos”. A alusão se faz pela função de conquistar o setor empresarial no pleito em prol do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desempenhada por Alencar em 2002.

No caso do aspirante ao Executivo Luiz Internet (PSDC), o apoio transpassa os limites eleitorais. Além de assessora, coordenadora e vice, Regina Chinchilio ocupa o posto de mulher. “Esse é o lado negativo da questão. Recebo mais pressão, até por conta do nosso relacionamento”, reclama, com bom humor. Professora, Regina admite ainda que deu palpites na formulação de propostas em torno da Educação.

Quem parece mais alheio à corrida é Antonio Barbosa da Luz, o Zitão (PCdoB). O vice de Nilson do Mercado Filho (PCdoB) não costuma comparecer aos compromissos do companheiro de chapa. “Peço votos em outros lugares. Acredito que isto amplia o leque da campanha”, alega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;