Política Titulo Mudança de rota
Yoshio vai para o embate com Lauro Michels

Sinalizando ir para oposição, vereador de Diadema criticou prefeito e o secretário de Saúde

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/05/2014 | 07:21
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A cada dia mais perto da oposição, o vereador de Diadema Ricardo Yoshio (PRB) criticou o prefeito, Lauro Michels (PV), e o secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB). Para ele, os dois são responsáveis pelos problemas do setor, que será alvo de CPI.

“O prefeito e o secretário prometeram mudanças, faz um ano e meio que aguardamos (as modificações)”, disse o republicano. O trabalho de Zé Augusto na Pasta também foi alvo de críticas.
“Se a Saúde não está boa por causa do secretário, o prefeito também é coautor, porque é um homem de confiança dele”, frisou Yoshio.

Em atrito com Lauro desde que apresentou pedido de CPI no fim do ano passado, o parlamentar aderiu na semana passada ao novo pedido de investigação, apresentado pela bancada do PT.

Adotando discurso de neutralidade na Casa, Yoshio deu indícios de que deixará em breve a base governista. “O partido está preparado.Se o prefeito disser que o partido é oposição, vamos seguir assim.”

Além de Yoshio, o PRB é representado na Câmara pelo vice-presidente pastor João Gomes, detentor de dois cargos de terceiro escalão nas Secretarias de Educação e Esporte. A legenda foi cotada para assumir o departamento de Saúde, mas a nomeação não foi oficializada.
A sigla integrou o arco de aliança que apoiou o projeto eleitoral de Lauro em 2012, quando ele desbancou Mário Reali (PT), que disputava a reeleição.

VIRADA DE MESA
Dois dias após o nome de Ricardo Yoshio ser articulado nos bastidores para ser o relator da CPI da Saúde, a bancada governista se mexeu para mudar o quadro.

O vereador Luiz Paulo Salgado (PR) apoiaria o republicano para a função, mas acabou indicando Albino Pereira (PV). O verde auxiliará diretamente os trabalhos do presidente da comissão, Josa Queiroz (PT). O grupo de trabalho é completado pelo líder do governo José Dourado (PSDB), que substituiu o correligionário Atevaldo Leitão.

Para justificar a mudança de postura, o republicano alegou que houve consenso para Albino ser o relator da comissão.

Curiosamente, o presidente do diretório local do PR e secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, esteve ontem no Legislativo e se reuniu por mais de três horas com os correligionários e com Márcio da Farmácia (PV). O mandatário republicano negou qualquer interferência na decisão de Luiz Paulo. “Vim aqui discutir algumas demandas apresentadas pelos vereadores.”

Na quarta-feira os integrantes da CPI vão se reunir para definir cronograma de atividades. “Apesar da manobra feita pelo governo, vamos levar a investigação a fundo. Sei que isso vai incomodar o Paço”, disse Josa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;