Política Titulo Impasse
Lauro tenta retomar UBS do Campanário

Paço de Diadema dialoga com empresa para retomar obra paralisada; oposição busca auditoria

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
06/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A Prefeitura de Diadema abriu diálogo com a Ematec Engenharia para tentar destravar a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Campanário, equipamento que era para ter sido entregue à população no segundo semestre de 2012, mas cuja obra está parada desde o fim daquele ano. Enquanto há o debate, a bancada de oposição aguarda resposta de requerimento solicitando auditoria no acordo entre o Executivo e a Ematec.


 

O governo do prefeito Lauro Michels (PV) afirmou que quer esgotar as negociações com a empresa para garantir o recomeço do trabalho. Possível rompimento contratual atrasaria ainda mais o cronograma, pois a obra tem recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, que implementa série de regras para execução do serviço que tenha empenho da União.


 

Orçada em R$ 2,1 milhões, a UBS integra o Complexo Campanário, que possui ainda creche com 194 vagas. Todo empreendimento está estimado em R$ 5,5 milhões e a unidade escolar já foi entregue. O contrato com a Ematec foi firmado em 2011, no governo de Mário Reali (PT).

O oposicionista Josa Queiroz (PT) defendeu a realização de auditoria da obra, que, inacabada, se transformou em local para acolher usuários de drogas. “Alguém precisa explicar por que a obra não foi concluída, até agora ninguém disse nada”, reclamou o vereador.


 

No mês passado, a Câmara avalizou requerimento de informação protocolado pelo parlamentar questionando a gestão verde sobre a construção. Em princípio, o documento seria apresentado em março, mas Josa retirou a peça a pedido do líder do governo, José Dourado (PSDB), que se prontificou a encaminhar a solicitação diretamente ao Executivo. “Como não tive resposta, apresentei o requerimento, que foi aprovado”, recordou Josa.


 

Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, o petista analisa de que maneira poderá ser implementado o pedido para avaliação minuciosa do contrato entre a Prefeitura e a Ematec. “Estamos avaliando o que pode ser feito do ponto de vista jurídico”, discorreu o vereador.

O parlamentar não soube precisar o custo da realização da auditoria, mas garantiu que a contratação de empresa especializada será feita por meio de processo licitatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;