Política Titulo Ribeirão Pires
Vereadores travam sessão em retaliação a secretários de Saulo

Manobra de parte da bancada a favor da gestão intensifica pressão por nova reforma no Paço

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/05/2014 | 07:36
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A base de sustentação ao governo Saulo Benevides (PMDB) na Câmara de Ribeirão Pires resolveu trancar a pauta e travar a votação de todos os projetos de autoria do chefe do Executivo. Dos 19 itens selecionados para apreciação na sessão de quarta-feira, 17 eram propostas de interesse do governo e todas foram adiadas. Os vereadores criticam a postura de alguns secretários e ameaçam não ceder à demanda da Prefeitura caso o prefeito não faça alterações no primeiro escalão.

A manobra foi arquitetada por parte dos governistas minutos antes da votação na sessão de quarta-feira. Presidente da Casa, Edson Savietto, o Banha (PDT), foi pego de surpresa. O pedetista, no entanto, alegou que a não votação dos projetos de Saulo se deu pela falta do parecer jurídico do Legislativo. Segundo o parlamentar, a advogada responsável por avalizar os projetos tirou férias por 15 dias e não há quem a substitua. Comissionada, a profissional retornará na semana que vem, segundo o dirigente da Casa. “Por isso a necessidade de se realizar concurso público para contratação desses funcionários”, esquivou.

A falta de diálogo e difícil acesso aos integrantes do governo são as principais queixas dos parlamentares. Alguns, inclusive, reclamam de secretários que não atendem telefonemas dos vereadores. “Tem secretário adjunto que parece que carrega rei na barriga, não respeita a existência dos vereadores”, disparou Zé Nelson (PSD). “Estamos pedindo respeito. Representamos a população e eles (secretários) não estão respeitando os moradores. Algo precisa ser feito para mudar essa realidade”, criticou o vereador Eduardo Nogueira (Solidariedade), que foi secretário de Promoção Social nos governos do ex-prefeito Clóvis Volpi (PTB, 2005 a 2012).

LISTA NEGRA
Na planilha de alvo dos parlamentares figuram nomes como os dos secretários Crispim dos Reis (Infraestrutura), Paulo Cesar Ferreira (Esporte e Lazer) e Rosana Figueiredo (Assuntos Jurídicos).
A minirreforma administrativa feita recentemente por Saulo serviu para adicionar pressão para as mudanças no governo. Sem comandantes, as Pastas de Comunicação e de Meio Ambiente estão interinamente sob a responsabilidade do secretário Valmir Copina (Governo). O prefeito também demitiu a superintendente do Imprerp (Instituto de Previdência de Ribeirão Pires), Rosana de Lucca (PMDB). Ainda não há sucessor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;