Política Titulo Discurso
Lula sugere que parte do PT tira proveito pessoal

Ex-presidente dá puxão de orelha e diz que partido não foi criado para ser igual aos outros

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/05/2014 | 07:23
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Em homenagem recebida ontem em Santo André, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insinuou que parte do PT obtém proveito particular ao sugerir desvio de conduta de alguns companheiros ao longo da trajetória de 34 anos de fundação da sigla. “(O PT) Foi criado para não ser igual aos outros. Não foi eleito para tirar qualquer vantagem pessoal”, disse o líder máximo e fundador da legenda. O petista deu o puxão de orelha sob o contexto de que integrantes da sigla, que governa o País há 11 anos, deve “andar de cabeça erguida, sem medo”.

Lula não concedeu entrevista e evitou comentar o caso do Mensalão durante seu discurso, proferido no Teatro Municipal, onde recebeu título de cidadão andreense. Segundo o ex-presidente, a cúpula precisa ser protagonista ao contar a narrativa do Brasil. “Porque se não fizermos a nossa parte, a oposição vai contar”, disse o petista, fazendo um chamamento para a campanha em apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A plateia era formada, essencialmente, por militantes e integrantes do governo Carlos Grana (PT).

O ex-chefe da Nação mais uma vez fez duras críticas à imprensa, falando que o fato de um operário ter chegado ao poder mexeu com a força da elite brasileira. “Queriam que eu fosse líder sindicalista, porém só isso. Quando gostei de política ficaram contra”, afirmou, colocando-se como vítima de mentiras e ataques da mídia e alegando que a sensação se estendeu ao governo Dilma. Apesar disso, o ex-presidente sequer falou sobre uma das principais polêmicas em Brasília, a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras, em que houve prejuízo de R$ 1 bilhão à estatal.

Ao falar sobre a Copa do Mundo no Brasil, Lula voltou a mencionar possíveis protestos populares durante o evento esportivo. Para o petista, ele, aos 68 anos, líder de greves na décadas de 1970 e 1980, não pode ter receio de manifestação. “São mais de 30 anos de protestos da minha parte. A Dilma, por sua vez, aos 20 anos, foi presa, torturada e tomou choque em tudo quanto é lugar ao realizar manifesto. Nós vamos ter medo de protesto? Nós temos, sim, é que garantir a Segurança na Copa e torcer para que o Brasil não dê o mesmo vexame de 1950 (quando perdeu a final do Mundial para o Uruguai).”

INVESTIMENTO
O ex-presidente fez questão de divulgar números dos mandatos do PT à frente do Palácio do Planalto. Ele sustentou que, contabilizando PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 1 e 2, a União destinou R$ 8,2 bilhões para Santo André, embora a maior parte dos projeto não foi concluída. Lula defendeu também o investimento em Educação. Segundo ele, o maior patrimônio foi a construção da UFABC (Universidade Federal do ABC), instalada em 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;