Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem foi Dorival Caymmi?

Conhecido pelas canções sobre o povo baiano, o artista completaria 100 anos nesta quarta-feira

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
27/04/2014 | 07:38
Compartilhar notícia


Dorival Caymmi foi um dos maiores compositores da música brasileira. Também era cantor, pintor e ator. Seu primeiro grande sucesso foi a canção O Que é Que a Baiana Tem?, interpretada por Carmen Miranda no filme Banana da Terra, em 1939. Suas músicas falavam principalmente sobre hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Influenciado pela música negra, era conhecido pela voz grave e o jeito único de compor e cantar.

Caymmi nasceu em Salvador, na Bahia, e completaria 100 anos nesta quarta (30). Neto de italianos, era muito ligado à música por causa do pai, que tocava violão, piano e bandolim, e da mãe, que cantava em casa. Aos 16 anos, aprendeu a tocar violão e criou sua primeira canção: No Sertão. 

Na juventude, o artista fez apenas o Ensino Fundamental. Durante a adolescência, montou o conjunto Três e Meio com o irmão mais velho e um amigo. O grupo se apresentava em festas, clubes e participava de programas das rádios na Bahia. Cantava músicas de Aracy de Almeida, Carmen Miranda, Noel Rosa, entre outros nomes importantes da época. Ainda jovem, Caymmi venceu o concurso de sambas de Carnaval com a música A Bahia Também Dá.

Já adulto foi ao Rio de Janeiro tentar estudar Direito, mas não entrou na faculdade. Aos poucos, a notícia de que era excelente cantor e compositor se espalhou e, após teste, passou a cantar na Rádio Tupi. 

Ao longo dos anos, fez amizade com outros grandes artistas, como o compositor Tom Jobim e os escritores Jorge Amado e Rubem Braga. Apaixonou-se pela cantora Stella Maris, com quem se casou em 1940. Teve três filhos: Dori, Nana e Danilo, todos músicos. Morreu em 16 de agosto de 2008.

Compositor influenciou muitos artistas

Dorival Caymmi compôs canções que tornaram-se clássicos da MPB (Música Popular Brasileira), como Marina, Das Rosas, Maracangalha e Modinha para Gabriela, que voltou a tocar nas rádios após a refilmagem da minissérie Gabriela, exibida pela Rede Globo em 2012.

O artista tinha como diferencial as composições simples e, ao mesmo tempo, sofisticadas, que transmitiam seus sentimentos pela Bahia e pela natureza. Sua obra influenciou importantes nomes da MPB, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Jobim, com quem gravou disco em 1964.

Caymmi serviu ainda de inspiração para os filhos e músicos Dori, Nana e Danilo. Em comemoração aos 100 anos que o pai completaria em 2014, lançaram, em janeiro, o álbum Caymmi, com canções cantaroladas pelo artista em casa, quando os três ainda eram crianças.

Saiba mais

Em 1986, a Mangueira venceu o Carnaval carioca com o enredo sobre Dorival Caymmi.

Em 2008, Caymmi ganhou estátua de bronze na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Também foi inaugurado o busto (representação da cabeça) do artista em Itapuã, Salvador, Bahia.

Lucas Brandão da Costa, 11 anos, conhece canções famosas de Dorival Caymmi, como ‘Maracangalha’, ‘O Mar’, ‘Só Louco’ e ‘Marina’. “Sei que foi um cantor e compositor de origem nordestina e que suas letras focavam principalmente o amor por sua terra natal.” O menino, que curte escutar vários gêneros musicais, gostaria de saber qual é a importância do artista baiano e sua obra.

Consultoria de Carlos Ernest Dias, professor da Escola de Música da Universidade Federal de  Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;