Diarinho Titulo Copa do Mundo
Experiência francesa enfrenta a garra hondurenha
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
20/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Com grandes chances de avançar no Mundial, França enfrenta a inexperiente seleção de Honduras no dia 15 de junho, às 16h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Integrantes do Grupo E, também terão pela frente Suíça e Equador.

O time francês é sempre apontado como um dos mais fortes da competição. Participou de 13 Copas e ganhou um título, em 1998 (em casa), ao vencer a nossa Seleção numa partida tensa e desesperadora para os brasileiros.

Em 2006, a França perdeu a final para os italianos. Mas para se firmar novamente como uma das favoritas, vai precisar afastar o fantasma do Mundial da África do Sul, em 2010, quando foi eliminada ainda na fase de grupos.

Dirigida pelo técnico Didier Deschamps, a seleção tem muitos craques, entre eles o goleiro Hugo Lloris (Tottenham, Inglaterra), o meia-atacante Franck Ribéry (Bayern de Munique, Alemanha) e o atacante Karim Benzema (Real Madrid, Espanha). Os franceses ficarão hospedados em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Apesar da força de vontade e garra – que, às vezes, se traduz em jogadas violentas –, a seleção de Honduras não deve passar da fase de grupos. Isso, entretanto, não significa que fará feio. Quem sabe até se transforma em azarão da Copa. 

Esteve apenas em dois Mundiais (1982 e 2010). É comandada pelo técnico colombiano Luis Fernando Suárez e tem como craques o lateral-esquerdo Emilio Izaguirre (Celtic, Escócia) e os atacantes Carlo Costly (Real España, Honduras) e Jerry Bengtson (New England Revolution, Estados Unidos). Porto Feliz, também no Interior, receberá os hondurenhos. 

França

Nome oficial: República Francesa.

Capital: Paris.

Localização: Europa Ocidental. É banhada pelo Mar Mediterrâneo, Baía da Biscaia e Canal da Mancha. Faz fronteira com Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mônaco, Espanha e Andorra. A França também tem territórios em outros continentes (América, África, Oceania e Antártica).

Área: 551.500 km².

População: 66,2 milhões.

Relevo, clima e vegetação: A maior parte do território é formada por planícies e colinas, mas há áreas montanhosas no Sul (Pirineus) e Leste (Alpes). O clima varia de acordo com a região; em geral, tem invernos frios e verões amenos. Além da vegetação mediterrânea, possui bosques com faias, carvalhos, pinheiros e castanheiros.

Idioma oficial: Francês. 

Moeda: Euro.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República. O presidente é François Hollande e o primeiro-ministro, Manuel Valls.

Economia: Destaque para o setor de serviços e turismo. Tem indústria química, alimentícia, têxtil, automobilística, metalúrgica e aeronáutica. Seus principais produtos agropecuários são uvas (para vinho), cereais, carne e queijos.

Curiosidades: Há milhares de anos, o território era ocupado por tribos celtas. Na Antiguidade, foi invadido pelos romanos. Durante séculos passou por conflitos. Entre 1789 e 1799, ocorreu a Revolução Francesa, importante evento histórico em que se reivindicou o fim do poder dos reis e privilégios da nobreza. A República da França foi criada em 1792. Nos séculos 19 e 20, foi o centro cultural do mundo, influenciando outros países. É a nação de importantes artistas, como o escultor Rodin, os pintores Renoir e Monet e os compositores Bizet e Ravel.

Honduras

Nome oficial: República das Honduras.

Capital: Tegucigalpa.

Localização: América Central. Banhada pelo Mar do Caribe e Golfo da Fonseca, faz fronteira com Guatemala, El Salvador e Nicarágua.

Área: 112.090 km².

População: 8,5 milhões. 

Relevo, clima e vegetação: O território é formado principalmente por planícies costeiras e cordilheiras, sendo o país mais montanhoso da América Central. O clima é subtropical e temperado nas regiões mais altas. A vegetação tropical (semelhante aquela que existe no Brasil) é a mais abundante, mas há também florestas de pinheiros e carvalhos próximo às montanhas.

Idioma oficial: Espanhol ou castelhano.

Moeda: Lempira. 

Esporte popular: Futebol.

Governo: República democrática constitucional. O presidente é Juan Orlando Hernandez Alvarado.

Economia: Tem indústria têxtil, de charutos e produtos de madeira. No setor agropecuário, destaque para o cultivo de café, banana, milho, carne, camarão, peixe e lagosta.

Curiosidades: Antes de ser descoberta por Cristóvão Colombo, em 1500, a região era habitada pela civilização maia, que travou grande batalha contra os europeus. A independência da Espanha só foi conquistada em 1821. Entre os anos 1970 e 1980, passou por momentos de instabilidade por causa de conflitos em seus vizinhos Nicarágua e El Salvador. Em 1998, o furacão Mitch devastou Honduras, matou cerca de 5.600 pessoas e causou enorme prejuízo. A recuperação, principalmente econômica, aconteceu aos poucos. Atualmente, é considerado país muito violento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;