Política Titulo Em Mauá
PSB reage e diz que brigará por vice do PT em Mauá

Sigla se incomodou com a discussão para alçar o vereador Admir Jacomussi ao posto estratégico

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A discussão de bastidores para eventual aliança que colocaria o vereador Admir Jacomussi (PRP) na vice do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), para disputar reeleição em 2016, irritou o PSB, aliado de primeira hora do governo. Os socialistas foram os principais apoiadores do petista no pleito de 2012 e se colocam na disputa pela composição desde que Donisete sinalizou com a quebra da tradição histórica do PT em se lançar nas disputas eleitorais com chapa pura.

“Respeitamos muito o PRP e sabemos da discussão do PT para abrir a vice para aliados. Nós temos todo o interesse nessa composição futura com o PT e vamos brigar para ocupar a vice. Nós estamos preparados e temos toda a condição de crescer junto com os petistas”, declarou o vereador Osvanir Carlos Stela, o Ivan, que é pré-candidato a deputado estadual.

A eleição de outubro, na qual o PSB terá candidato próprio à Presidência da República com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, será decisiva para a escolha do vice de Donisete, na avaliação de Ivan. “Nós queremos crescer e aproveitar esse momento. Se conseguirmos bom desempenho nas urnas, vamos ser mais valorizados”, apontou.

Em 2012, PT e PSB se coligaram proporcionalmente na eleição para vereador. A composição arrebatou 47.055 votos, garantindo assim a abertura de seis cadeiras – cinco de petistas e uma socialista. Na gestão passada, de Oswaldo Dias (PT), o PSB também foi fundamental para a governabilidade.

Presidente municipal do PSB, Carlos Wilson Tomaz chefia a Pasta de Segurança. Suplente, Luiz Alfredo dos Santos Simão ocupa a vaga de vereador do petista Rogério Santana, que se licenciou para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos.

Como concorrentes pelo posto de vice de Donisete, os socialistas têm o clã Jacomussi, que se consolidou como terceira via no último pleito. O ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e pré-candidato a deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) ficou em terceiro na corrida pelo Paço e deu apoio importante para a vitória de Donisete no segundo turno. A amarração com a família tiraria forte adversário de Donisete em 2016 e que poderia penetrar no eleitorado de sua principal rival, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

Internamente, o PT tenta manter a tradição de ser o último diretório do Grande ABC a disputar a eleição majoritária com chapa pura. O nome com mais força entre as correntes petistas é o de Rogério Santana, que tem se movimentado para ganhar a preferência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;