Automóveis Titulo Recall
Toyota convoca 95 mil veículos por falha no airbag

Maioria das unidades afetadas corresponde à picape Hilux; SW4 e RAV4 também foram afetados

Do Diário do Grande ABC
12/04/2014 | 11:46
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A Toyota convocou recall para 94.992 unidades dos utilitários RAV4 e SW4, além da picape Hilux, maior afetada. A campanha faz parte que atingiu 6,39 milhões de veículos da marca globalmente por diversos defeitos. No Brasil, foi constatado falha no sistema de airbag.

De acordo com comunicado da empresa, o defeito está localizado no “componente de conexão entre o módulo de comando do sistema de airbag e o conjunto da bolsa do airbag do lado motorista.” É o que a fabricante chama de conjunto do cabo espiral.

Ou seja, o airbag é inoperante em caso de acidente. A Toyota avisa ainda que se a luz de advertência correspondente ao componente acender espontaneamente com o veículo em movimento ou permanecer acesa por mais de 6 segundos após a partida do motor, o consumidor deverá levar seu veículo a um concessionário autorizado para a execução do reparo imediatamente. Isso porque o cenário significa que o cabo foi rompido.

Ainda de acordo com a montadora, quando a bolsa de ar não é inflada há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo.

O problema afeta 67.498 unidades da Hilux e 22.341 do SW4 fabricados entre junho de 2005 e janeiro de 2011. Os 5.153 modelos RAV4 afetados foram produzidos entre agosto de 2005 e março de 2010.

Confira abaixo a tabela com os números de chassis das unidades envolvidas:

A Toyota já iniciou processo de agendamento para inspeção dos clientes afetados. Eles devem entrar em contato com a rede de concessionárias. Os endereços e telefones estão disponíveis no site www.toyota.com.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 703 0206

Será feita a verificação e eventual substituição do conjunto do cabo espiral do sistema de airbag. No caso dos proprietários de veículos que deflagraram problemas com a luz de advertência, o reparo é imediato e dura cerca de uma hora. 

“A partir de 1 de julho de 2014 a inspeção e, se necessário, a substituição preventiva do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag de todos os demais veículos envolvidos na presente campanha, conforme identificados acima. Novo comunicado será enviado ao consumidor uma semana antes do início da campanha”, concluiu a Toyota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;