Economia Titulo Março
Projeções para o IPCA de março superam 0,8%
22/03/2014 | 09:02
Compartilhar notícia


As projeções para o IPCA fechado deste mês, que será divulgado pelo IBGE em 9 de abril, apontam para um índice superior a 0,8%. Se confirmado, será o maior indicador para o mês de março desde 2003, quando atingiu 1,23%. Pesquisa feita ontem pelo serviço AE Projeções com 25 instituições financeiras mostra as projeções variando entre 0,69% e 0,89%, com a maior parte das apostas em 0,82%. O IPCA-15, que é uma prévia do índice oficial de inflação do País, fechou este mês em 0,73%, também o maior valor para os meses de março desde 2003.

Para o economista-chefe da Mauá Sekular Investimentos, Alessandro del Drago, o IPCA deve terminar o mês com alta de 0,85%, ficando "significativamente acima da média histórica para meses de março, que costumam ter taxas menores que a de fevereiro". Para ele, o grupo Alimentação deve se configurar como o vilão da inflação do mês, em razão do choque agrícola que já apareceu no IPCA-15. "No acumulado em 12 meses, deve subir daqui em diante e bater 6,8% em setembro, fechando o ano em 6%", disse. Se a taxa de 0,85% da Mauá for confirmada no IPCA de março, o acumulado em 12 meses irá a 6,07%.

Apesar de o resultado do IPCA-15 não ter causado surpresa para o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal, ele ressalta que o dado não pode ser considerado bom pelo seu nível (elevado). Para o economista, o avanço do grupo Alimentação também preocupa, uma vez que a fonte de pressão mais forte, a das carnes, ainda não se manifestou no índice de inflação. "Com o término das promoções de verão e a entrada das coleções de inverno, o grupo Vestuário será outro fator de pressão nas próximas divulgações do IPCA", disse Leal em relatório. O ABC integra a lista das instituições que preveem elevação do IPCA de março na faixa de 0,80%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo..




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;