Economia Titulo Sindical
Sindicato diz que Karmann pagou dívidas com empregados

Operários estão em lay off por cinco meses e terão
curso de atualização a partir do dia 31

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
22/03/2014 | 07:24
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que a Karmann Guia regularizou todos os pagamentos referentes aos adiantamentos dos 250 trabalhadores que estão de lay off (suspensão temporária de contrato).

Ontem, o coordenador do sindicato para São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, disse que pegou informações positivas com os trabalhadores. “Eu liguei para alguns dos funcionários, que me falaram que o dinheiro saiu”, garantiu.

A linha de produção havia sido paralisada na manhã de quinta-feira como forma de protesto contra o não recebimento do adiantamento, que deveria ter sido pago dia 15.

A equipe do Diário entrou em contato novamente com a Karmann para pedir explicações sobre o caso, ontem, durante a manhã. No entanto, funcionária da empresa disse que o único porta-voz para o assunto só estaria na fábrica na segunda-feira.

CURSO - O sindicato destacou que o curso de atualização que os profissionais vão fazer enquanto estiverem afastados da fábrica, durante cinco meses, está sendo definido. As aulas serão ministradas pelo Senai de São Bernardo, e terão início no dia 31.

Morcegão informou que existe a possibilidade de os suspensos voltarem à ativa antes do término do período de lay off. Isso dependerá das negociações da empresa, que trabalha para garantir novos projetos. Caso necessário, eles serão convocados, em quantidades conforme a demanda da fábrica. Antes, porém, terão de encerrar o módulo para sair com o certificado de conclusão.

Em relação à negociação salarial deste ano com a Karmann, Morcegão avaliou que ainda é cedo para expor qualquer opinião. “Começará só em setembro. Ainda não dá para pensar nisso. Mas, de qualquer maneira, a campanha terá início na federação (FEM-CUT/SP – Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores no Estado de São Paulo) para um acordo coletivo. Só vamos atuar individualmente em cada fábrica caso elas não aceitem esse acordo.”

No entanto, destacou Morcegão, as expectativas para a economia nacional não são das melhores e, por isso, a previsão é de que as negociações salariais de 2014 sejam tensas com os sindicatos patronais.

HISTÓRICO - A Karmann Guia atua com estamparia e ferramentaria para outras empresas, principalmente para montadoras instaladas no Grande ABC. Após realizar estudo financeiro-econômico interno, entendeu que era melhor suspender os contratos, por cinco meses, de 250 funcionários, de um total de 568

Como melhor opção em vez da possível dispensa desses metalúrgicos, a Karmann, após negociações com o sindicato, chegou à conclusão de que era melhor suspendê-los. Como negocia novos projetos comerciais, acredita que esse excedente, que tem qualificação suficiente, voltará antes do fim do período de lay off.

Um dos principais motivos para a suspensão dos funcionários foi o fim da linha de produção, por parte da Volkswagen, da Kombi e do Gol G4. Ambos os veículos recebiam produtos da Karmann.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;