Diarinho Titulo Copa do Mundo
Marfinenses e japoneses estão em grupo equilibrado
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Tudo pode acontecer entre as seleções do Grupo C da Copa do Mundo. Se Colômbia fará de tudo para se classificar, Costa do Marfim e Japão também têm chances de bons resultados, já que passaram facilmente pelas eliminatórias. O time considerado mais fraco é a Grécia.

O confronto entre marfinenses e japoneses está marcado para acontecer em 14 de junho, às 22h, na Arena Pernambuco, em Recife. A base dos atletas da África vai ser em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já a cidade de Itu, no interior de São Paulo, receberá os jogadores orientais.

Na Costa do Marfim, a grande estrela é o atacante Didier Drogba (do Galatasaray, da Turquia). Mesmo com 35 anos, pode fazer a diferença na equipe. O meia Yaya Touré (Manchester City, Inglaterra) e o atacante Salomon Kalou (Lille, França) também prometem dar trabalho aos adversários.

O técnico francês Sabri Lamouchi está na expectativa para a edição brasileira do Mundial, embora a seleção africana não tenha conseguido passar da fase de grupos das Copas de 2006 e 2010.

Com o italiano Alberto Zaccheroni no comando, o Japão também deve agitar a competição, assim como fez em 2010, quando chegou ao mata-mata e perdeu nos pênaltis para o Paraguai (além desta, eles participaram das Copas de 1998, 2002 e 2006).

A torcida japonesa aposta todas as fichas no meia Keisuke Honda (Milan, Itália), no atacante Shinji Okazaki (Mainz 05, Alemanha) e no meia Shinji Kagawa (Manchester United, Inglaterra).


Costa do Marfim

Nome oficial: República da Costa do Marfim (Côte d’Ivoire).
Capital: Yamoussoukro.
Localização: África; banhado pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com Mali, Burkina Faso, Gana, Libéria e Guiné.
Área: 322.463 km².
População: 22,8 milhões.
Relevo, clima e vegetação: Possui relevo predominantemente plano, com presença de planícies e montanhas a Noroeste. Fica em região tropical, com temperatura de 30ºC quase o ano todo, especialmente no Norte. Apresenta três zonas de vegetação, com floresta densa ao Sul.
Idioma oficial: Francês.
Moeda: Franco CFA.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista, cujo presidente é Alassane Ouattara e o primeiro-ministro, Daniel Kablan Duncan.
Economia: É um dos maiores exportadores de cacau e óleo de palma do mundo. Também é conhecido pelo cultivo de café, algodão, borracha, banana, abacaxi e açúcar. Produz ainda petróleo e, até o século 20, era o maior explorador de marfim.
Curiosidades: Os portugueses chegaram na região no século 15, onde iniciaram comércio de marfim e escravos.
No século 19, os franceses instauraram política com os chefes locais com o objetivo de estabelecer colônia. Em 1919, a parte Norte se tornou independente e, em 1960, aconteceu a independência total da França. Entre 2002 e 2007, o país viveu guerra civil. Existem cerca de 60 dialetos nativos, dos quais o Dioula é o mais falado.


Japão

Nome oficial: Japão.
Capital: Tóquio.
Localização: Ásia Oriental; é arquipélago (conjunto de ilhas) banhado pelo Oceano Pacífico, Mar do Japão, Mar de Okhotsk e Mar da China Oriental.
Área: 377.915 km².
População: 127,1 milhões.
Relevo, clima e vegetação: Tem terreno principalmente acidentado e montanhoso com predomínio de florestas de vários tipos. Possui vulcões adormecidos e alguns ativos. Apresenta muitos terremotos, tsunamis e tufões. O clima varia de tropical no Sul a frio e temperado no Norte.
Moeda: Iene.
Esporte popular: Beisebol.
Governo: Monarquia Constitucional; o imperador é Akihito e o primeiro-ministro, Shinzo Abe.
Economia: Entre as principais atividades industriais estão engenharia de automóvel e eletrônica, informática, siderurgia, metalurgia, construção naval, biologia e química. Contudo, possui recursos naturais reduzidos para sustentar o crescimento econômico e, por isso, depende de outros países em relação a matérias-primas.
Curiosidades: A presença humana no arquipélago é muito antiga. Acredita-se que a civilização Jomon (de 14 mil a.C.) tenha sido a primeira na região. O país foi unificado pela primeira vez no século 6 pelo povo Yamato. Passou por confrontos civis, ficou isolado por centenas de anos, participou da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, e, em 1947, aprovou constituição pacifista. É culturalmente rico, com influência chinesa e indiana, que vai desde a arquitetura à gastronomia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;