Automóveis Titulo Avaliação
Range Rover Evoque: excelência em evolução

Land Rover Range Rover Evoque ganha transmissão automática de nove velocidades

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
21/03/2014 | 08:00
Compartilhar notícia
Divulgação

ouça este conteúdo

Sucesso no mercado brasileiro – em 2013 foram 6.606 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) –, o Land Rover Range Rover Evoque chega à linha 2014 com novidades que esmeram a excelência. A principal é um novo câmbio automático de nove marchas.

Desenvolvida pela ZF, a transmissão, que se acopla ao vigoroso motor 2.0 turbo a gasolina de 240 cv, ajudou a deixar o Evoque, em média, 11% mais econômico (combustível) e a reduzir em cerca de 10% o nível de emissões.

Durante teste pelas rodovias da região de Bragança Paulista, interior de São Paulo, a caixa mostrou-se muito eficiente. Os engates são suavez e praticamente imperceptíveis, mesmo quando utilizamos trocas manuais, realizadas por meio das aletas atrás do volante. O conforto é total.

O kick down – quando marchas são reduzidas em busca de mais torque para uma ultrapassagem, por exemplo – é realizado com maestria, baixando mais de duas marchas, se necessário. Trafegando em nona, o silêncio impera e o ponteiro do conta-giros apenas belisca os 2.000 rpm. Destaque para o torque de 34,6 mkgf entregues a apenas 1.750 giros, agregando agilidade ao utilitário esportivo.

De resto, o Evoque continua como antes. Suspensão bem acertada, com rigidez sob medida para não interferir no conforto. E mesmo tratando-se de um SUV, as frenagens são eficientes (ABS), transmitindo sensação de segurança. Tração integral, controles de tração e estabilidade, sistema de torque vetorial (ajuda a corrigir a tragetória em curvas) e o já consagrado Terrain Response (tecnologia que adapta o Evoque para rodar em diversos tipos de terrenos com o máximo de eficiência) também ajudam o Land Rover de entrada ser um veículo prazeroso e seguro.

A posição ao volante é agradável, com ajustes elétricos do banco do motorista e regulagens de altura e profundidade da coluna de direção – na versão Dynamic, os assentos dianteiros são esportivos. O acabamento é impecável. Revestimento em couro com costuras perfeitas se funde com peças em alumínio. Requinte sem exageros.

DEMAIS NOVIDADES

Por fora, poucas alterações. Apenas os espelhos retrovisores e o desenho das rodas nas três versões – Pure,

 Prestige e Dynamic – são novos (herdados do Range Rover Sport). Também estão disponíveis as cores Zanzibar (puxa para o laranja-ferrugem) e Azul Loire. Por dentro há nova opção de tonalidade do couro – a mesma adotada na série limitada Victoria Beckham.

Em termos de tecnologia, as novidade são o Stop/Start (desliga e liga o motor automaticamente quando em um semáforo, por exemplo); Park Assit de segunda geração (estaciona em vagas paralelas e em 90 graus), controle de cruzeiro adaptativo; novos sistemas de navegação (atualizações mais rápidas e baratas) e som (agora Meridian) – tudo dependendo da configuração e/ou aquisição do Tech Pack, pacote de opcionais com diversos itens, entre eles tela central de oito polegadas sensível ao toque.

PREÇOS

O Evoque de nove marchas parte de R$ 192 mil na opçãoPure Tech Pack, podendo chegar a R$ 277,9 mil na configuração topo de linha Dynamic Tech Pack.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;