Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem inventou a fotografia?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A fotografia não foi criada por apenas uma pessoa. Surgiu graças às pesquisas e ao trabalho de muita gente. Na realidade, não existiria sem outro invento da Antiguidade: a câmera (ou câmara) escura. Trata-se, em geral, de uma caixa preta com buraquinho no meio. Ao colocar um objeto na frente do pequeno orifício sua imagem é refletida de forma invertida na parede do fundo da caixa.

Entre os inventores mais famosos da fotografia está o francês Joseph Niépce, que começou a desenvolver experiências no fim do século 18. Em 1826, ele conseguiu fazer a primeira foto da história por meio da câmera escura. Em branco e preto e bastante embaçada, mostra a vista de uma janela. A técnica de Niépce ganhou o nome de heliografia. Nela, a imagem era gravada em uma placa de estanho (metal) coberta por substância química sensível à luz do sol.

A criação de Niépce foi aperfeiçoada pelo também francês Louis Daguerre, que elaborou o daguerreótipo em 1837 (avô da câmera fotográfica que se tornou conhecido somente em 1839). O aparelho captava a imagem usando outros metais (prata e bronze) e compostos químicos. Além de caro, o processo não permitia fazer cópias.

Na época de Daguerre, o inglês Henry Fox-Talbot também realizava experimentos fotográficos. Em 1835, desenvolveu a imagem em negativo, tipo de papel especial que recebe várias substâncias químicas para fixá-la (a figura aparece nele com coloração invertida; escuro no lugar do claro e vice-versa). O negativo permitia fazer cópias das fotos. Evoluiu ao longo do tempo. Tornou-se menor e muito popular até o surgimento da câmera digital, entre os anos 1980 e 1990. Se você nunca o viu, pergunte para os pais, tios ou avós se têm algum guardado.

 

Saiba mais

Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. A data escolhida é a mesma em que o daguerreótipo - máquina capaz de captar imagens, criada por Louis Daguerre - foi anunciado oficialmente ao mundo em Paris, na França, em 1839.

Antes de a fotografia surgir, a câmera escura era usada por artistas para fazer desenhos e pinturas que reproduziam a realidade com mais exatidão. Entre os pintores mais famosos que utilizavam o aparelho estavam os italianos Leonardo da Vinci e Michelangelo Caravaggio.

 

Foto colorida surgiu depois

A primeira fotografia colorida foi produzida em 1861 pelo cientista escocês James Clerk Maxwell. Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière (que também filmaram as primeiras cenas para o cinema) aperfeiçoaram o processo no início do século 20, utilizando vidro e milhões de minúsculos grãos de fécula (espécie de farinha) de batata tingidos de várias tonalidades. A técnica recebeu o nome de autocromo.

Mas o primeiro filme colorido de qualidade surgiu apenas em 1935. Chamado kodachrome, reproduzia as cores das paisagens fotografadas com grande fidelidade. Era preciso mandar o filme para os Estados Unidos ou Panamá para revelá-lo (processo que faz a imagem aparecer no negativo). Além de caro, podia demorar meses. Parou de ser fabricado em 2011.

Letícia Ferre Batista, 11 anos, de Santo André, curte tirar fotos com o celular da mãe. A menina também gosta de conferir as imagens de quando os pais eram mais jovens, como o álbum de casamento deles. "Tenho muitas fotos de quando era pequena. Dá para perceber como mudei. É legal ter lembranças do passado."

 

Consultoria do fotógrafo e crítico de fotografia Juan Esteves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;