Economia Titulo Carreira
Candidato pode fazer perguntas em entrevistas de emprego

Dúvidas como valor do salário, perfil e valores da empresa devem ser esclarecidas

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
17/03/2014 | 07:15
Compartilhar notícia


A busca do primeiro emprego pelos jovens é uma fase de muitas dúvidas. Desde a procura pelo estágio durante o curso da universidade ou trainee nos últimos anos de Ensino Superior, o candidato deve estar atento ao perfil da empresa na qual pretende trabalhar.

A entrevista de emprego é a porta de entrada para a maioria das vagas. Segundo especialistas, esse é o momento também de tirar dúvidas.

Conforme explica o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo, Rafael Chiuzi, o candidato deve tirar dúvidas em relação à companhia com o entrevistador. “É fundamental, já que é período que ele tem para entender como a organização funciona e até mesmo para saber se de fato ele tem o perfil da vaga. Inclusive, se ele tiver alguma pergunta em relação ao salário, ele deve fazer, já que é um fator primordial de tomada de decisão.”

Segundo a gerente da Page Talent Flávia Queiroz, as questões devem ser realizadas mesmo que o entrevistador não abra espaço no fim. “Ele deve procurar saber informações do próprio gestor, por exemplo, de que maneira a carreira dele foi construída, por quais cargos ele passou para tentar entender a carreira dele e os anos que ele está dentro daquela empresa.”

Chiuzi lembra que o candidato deve prestar atenção ao ambiente da empresa para saber como se portar em frente ao entrevistador e até mesmo quais roupas usar no dia.

“Tudo depende muito do contexto. Se você vai a uma organização que permite uma linguagem mais aberta, você pode usar uma outra gíria, só que com moderação. Já se a instituição for muito tradicional, você tem menor abertura do jeito de falar. O mesmo é válido para a vestimenta.”

CHEFES - Segundo dados da Page Talent, unidade de negócio da Page Personnel especializada em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, 52% dos jovens não avaliam seu futuro chefe quando procuram uma oportunidade. A pesquisa foi feita com 600 pessoas de 18 a 24 anos.

Cerca de 39% dos entrevistados avaliam seu futuro gestor, mas apenas prestam atenção em seu cargo e formação, sendo que os 9% restantes observam o futuro chefe e tentam entender se há afinidade no perfil antes de aceitar a oportunidade.

“Ele vai ser a pessoa que vai te desenvolver dentro da empresa, por isso é importante conhecer o seu perfil”, afirma Flávia.

De acordo com a empresa é importante saber a formação de seu futuro gestor e que cargo ele ocupa, porque pode ser legal entender qual é a história dele dentro da companhia e os seus planos para o futuro.

Mas tome cuidado para não parecer agressivo. A ideia não é avaliar se o gestor é bom o suficiente e sim avaliar o que há em comum e o que você pode vir a aprender com ele no futuro.

“O candidato deve ter cuidado para não ter muita vontade de agradar e acabar bajulando. Outra dica é ter cuidado com o momento da entrevista para não parecer arrogante.Hoje é muito mais fácil saber essas informações, já que temos redes sociais voltadas para o mundo corporativo”, afirma Flávia.

O professor Chiuzi lembra que a pesquisa vai ajudar, mas o maior contato com o gestor vai ser no dia a dia do trabalho. “O contato está muito envolvido com cotidiano, não com o perfil de rede social. O mais importante é saber estabelecer um vínculo profissional diariamente”, completa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;