Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Candidato pode fazer perguntas em entrevistas de emprego

Dúvidas como valor do salário, perfil e valores da empresa devem ser esclarecidas


Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC

17/03/2014 | 07:15


A busca do primeiro emprego pelos jovens é uma fase de muitas dúvidas. Desde a procura pelo estágio durante o curso da universidade ou trainee nos últimos anos de Ensino Superior, o candidato deve estar atento ao perfil da empresa na qual pretende trabalhar.

A entrevista de emprego é a porta de entrada para a maioria das vagas. Segundo especialistas, esse é o momento também de tirar dúvidas.

Conforme explica o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo, Rafael Chiuzi, o candidato deve tirar dúvidas em relação à companhia com o entrevistador. “É fundamental, já que é período que ele tem para entender como a organização funciona e até mesmo para saber se de fato ele tem o perfil da vaga. Inclusive, se ele tiver alguma pergunta em relação ao salário, ele deve fazer, já que é um fator primordial de tomada de decisão.”

Segundo a gerente da Page Talent Flávia Queiroz, as questões devem ser realizadas mesmo que o entrevistador não abra espaço no fim. “Ele deve procurar saber informações do próprio gestor, por exemplo, de que maneira a carreira dele foi construída, por quais cargos ele passou para tentar entender a carreira dele e os anos que ele está dentro daquela empresa.”

Chiuzi lembra que o candidato deve prestar atenção ao ambiente da empresa para saber como se portar em frente ao entrevistador e até mesmo quais roupas usar no dia.

“Tudo depende muito do contexto. Se você vai a uma organização que permite uma linguagem mais aberta, você pode usar uma outra gíria, só que com moderação. Já se a instituição for muito tradicional, você tem menor abertura do jeito de falar. O mesmo é válido para a vestimenta.”

CHEFES - Segundo dados da Page Talent, unidade de negócio da Page Personnel especializada em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, 52% dos jovens não avaliam seu futuro chefe quando procuram uma oportunidade. A pesquisa foi feita com 600 pessoas de 18 a 24 anos.

Cerca de 39% dos entrevistados avaliam seu futuro gestor, mas apenas prestam atenção em seu cargo e formação, sendo que os 9% restantes observam o futuro chefe e tentam entender se há afinidade no perfil antes de aceitar a oportunidade.

“Ele vai ser a pessoa que vai te desenvolver dentro da empresa, por isso é importante conhecer o seu perfil”, afirma Flávia.

De acordo com a empresa é importante saber a formação de seu futuro gestor e que cargo ele ocupa, porque pode ser legal entender qual é a história dele dentro da companhia e os seus planos para o futuro.

Mas tome cuidado para não parecer agressivo. A ideia não é avaliar se o gestor é bom o suficiente e sim avaliar o que há em comum e o que você pode vir a aprender com ele no futuro.

“O candidato deve ter cuidado para não ter muita vontade de agradar e acabar bajulando. Outra dica é ter cuidado com o momento da entrevista para não parecer arrogante.Hoje é muito mais fácil saber essas informações, já que temos redes sociais voltadas para o mundo corporativo”, afirma Flávia.

O professor Chiuzi lembra que a pesquisa vai ajudar, mas o maior contato com o gestor vai ser no dia a dia do trabalho. “O contato está muito envolvido com cotidiano, não com o perfil de rede social. O mais importante é saber estabelecer um vínculo profissional diariamente”, completa. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;