Política Titulo
MP paulista vai à urna em disputa tensa
15/03/2014 | 09:30
Compartilhar notícia


Márcio Fernando Elias Rosa e Luiz Antonio Guimarães Marrey são protagonistas de uma corrida tensa pela chefia do Ministério Público paulista. Eles vão disputar os votos de 1.700 promotores e 300 procuradores em 5 de abril.

De um lado, o opositor Marrey, de 58 anos, aliado do ex-governador José Serra (PSDB) e do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), lançou sua candidatura com uma carta a seus pares na qual atribuiu ao adversário "fraqueza de liderança".

De outro, o atual procurador-geral, Elias Rosa, de 51 anos, que tenta a reeleição. "Liderança e autoridade não se confundem com autoritarismo", rebateu.

Além de comandar as promotorias, cabe ao chefe do Ministério Público a missão de investigar governador, prefeitos e deputados estaduais por improbidade. O mandato é de dois anos.

Marrey já ocupou o cargo três vezes. Escolhido duas vezes por Mário Covas e uma por Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, dirigiu a instituição por 6 anos (1996-2000 e 2002-2004). Elias Rosa, nomeado por Alckmin, exerceu mandato a partir de 2012. Desincompatibilizou-se em 3 de março. A Lei Orgânica do Ministério Público impõe afastamento 30 dias antes do pleito.

Em São Paulo, o chefe da instituição administra orçamento de R$ 1,7 bilhão. A Lei de Responsabilidade Fiscal reserva ao Ministério Público até 2% da receita corrente líquida do Estado.

Os promotores e procuradores elegerão até três nomes. A lista tríplice seguirá para o governador, que tem prerrogativa constitucional de escolher qualquer nome, independentemente da ordem de colocação. O governador tem até 15 dias para decidir. Se não o fizer, assume o mais votado.

A tradição era o chefe do Executivo nomear o mais votado. Mas essa rotina mudou. Os dois candidatos já foram escolhidos mesmo ficando em segundo - Marrey em 1996 e Elias Rosa em 2012. Os dois candidatos falaram ao Estado sobre seus planos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;