Esportes Titulo
Thiago Pereira é mais um a cobrar legado do Rio-2016
13/03/2014 | 08:15
Compartilhar notícia


O nadador Thiago Pereira é mais um atleta a engrossar o coro dos que esperam que os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, sejam um divisor de águas para o esporte brasileiro. Pensando nas próximas gerações, a sua principal preocupação é com um provável corte de investimento no período que sucederá a competição. "Espero que a gente consiga utilizar essa Olimpíada para que fique um legado e nada se acabe em 2016. Precisamos dar continuidade porque vai ter 2020, 2024, 2028".

Todo grande evento poliesportivo tem o potencial de contribuir para a renovação das modalidades nos anos que o antecedem pela necessidade de encontrar novos talentos e, ao fim do ciclo olímpico, por permitir que o povo conheça os atletas e se identifiquem com eles.

Para o nadador, o trabalho prévio está bastante atrasado e deveria ter sido iniciado até 2010. "Em dois anos e meio é difícil você criar uma base grande e ir com uma baita seleção para os Jogos", afirmou Thiago Pereira.

Quanto ao futuro, ele acredita que, mesmo o Brasil sendo o País do futebol, há espaço para colocar os esportes olímpicos em evidência. Thiago Pereira aponta que hoje falta um ídolo para o povo brasileiro e está engajado na luta para mudar esse cenário. "É fácil uma criança nascer e ver o Neymar. Isso falta para os outros esportes. Não tem aquilo de quero ser um Giba, no vôlei. A gente teve um Guga, o que aconteceu com o tênis do Brasil?", exemplificou.

O atleta também não exime o povo brasileiro de culpa por essa situação e critica o pensamento dominante de valorizar apenas a medalha de ouro. Ele gostaria de "colocar na cabeça das pessoas" que os esportistas presentes na Olimpíada são os melhores representantes do País naquele momento, ainda que conquistem a prata, o bronze ou fiquem fora do pódio.

E ele recorda o feito obtido pelos irmãos Falcão - Yamaguchi e Esquiva -, do boxe, nos Jogos de Londres. "Eles não tinham estrutura para treino e mostraram o potencial deles. Você não pode cobrar de uma pessoa além do que ela teve. E vão falar: ?Mas foi bronze?. Ninguém tem noção de como os nossos atletas penaram para estar ali representando o País", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;