Cultura & Lazer Titulo Teatro
Horácio tem sessão única em Santo André

Versão de monólogo de Heiner Müller entra em cartaz hoje no Teatro Conchita de Moraes

Luís Felipe Soares
13/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A ética e o comportamento humano são colocados em xeque no espetáculo Horácio, que tem apresentação única hoje, às 20h, no Teatro Conchita de Moraes, sede da Escola Livre de Teatro de Santo André. A entrada é franca.

Em cena, Celso Frateschi interpreta o protagonista, representante de Roma na batalha contra o melhor guerreiro de Alba. Ele derrota o adversário Curiácio, noivo de sua irmã, e é aclamado herói. Mas logo se indigna pelo fato de a familia não celebrar o momento e acaba por assassinar a jovem.

“A história é muito forte. Apesar de ser um conto dos anos 1960 (escrito pelo alemão Heiner Müller), suas questões continuam pertinentes. A peça me questiona toda vez que eu a faço, não só ao público”, afirma o ator e diretor, que encena a montagem desde a década de 1980. “Não me canso de fazer o espetáculo. Já o fiz na casa das pessoas, na rua, na favela e em grandes teatros. Tenho o texto completamente apropriado. Acho que ele acaba sendo dono de mim.”

Adepto de projetos que dialogam com o público de maneira crítica, Frateschi ainda festeja o espetáculo. “Horácio se tornou meu manifesto dentro do teatro. Tudo o que acredito dentro da linguagem está representando na peça. O jogo teatral e a interação continua forte”, afirma.

Horácio – Teatro. Hoje, às 20h. No Teatro Conchita de Moraes – Praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Tel.: 4996-2164. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;