Política Titulo Escolha
Zé Ferreira troca
sessão por campanha

Vereador mais experiente de S.Bernardo, petista acompanhou
agenda de Marinho, candidato à reeleição, e deixou a plenária

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
09/08/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo José Ferreira (PT) deixou de lado a sessão na Câmara de São Bernardo, ontem, para acompanhar ato de campanha do prefeito e candidato à reeleição Luiz Marinho (PT), que visitou empresa de transporte no Rudge Ramos. As sessões legislativas ocorrem todas as quarta-feiras, das 9h às 13h.

Como está conciliando o mandato com a disputa da reeleição, Marinho está fazendo campanha fora do horário de expediente no Paço - antes das 9h, no período de almoço, à noite e de fim de semana. O prefeito chegou à empresa por volta de 12h30, quando encontrou com Zé Ferreira, que estava no local desde as 12h.

Vereador mais experiente de São Bernardo, com sete mandatos consecutivos, Zé Ferreira foi líder do governo e da bancada petista na Casa. O parlamentar explicou com naturalidade o abandono da sessão. "Essa visita com o prefeito já estava marcada. Além disso, conversei com os colegas (de bancada) para tocarem os trabalhos", alegou.

Não há necessidade de um vereador se licenciar do cargo para disputar a reeleição, mas, segundo o regimento interno da Câmara, considera-se ausente à sessão o parlamentar que não participar dos trabalhos ou votações.

Segundo o presidente do Legislativo, Hiroyuki Minami (PSDB), a atitude do petista não pode ser considerada irregular porque os trabalhos estavam suspensos. "Como não estávamos em votação (de projetos), não é feita à listagem de presença dos vereadores", disse o tucano.

Embora atuem há um mês sem receber subsídio por conta de uma decisão judicial, os vereadores são-bernardenses têm o maior salário do Grande ABC, ao lado dos parlamentares de Santo André, recebendo atualmente R$ 9.288. A partir de 2013, terão vencimentos de R$ 15.031,76.

 

COMBATENDO OS BOATOS

Durante a atividade eleitoral de ontem, Luiz Marinho disse aos funcionários da empresa que estão sendo disseminados boatos na cidade. O principal adversário na corrida pelo Paço, Alex Manente (PPS), também tem reclamado da situação.

Segundo o petista, está circulando mensagem telefônica afirmando que, se ele for reeleito, deixará o Paço para disputar o governo do Estado em 2014, e que a cidade ficará sob o comando de um "forrozeiro nordestino", em referência ao vice na sua chapa, Frank Aguiar (PTB).

"Faço um apelo para combater esses boatos preconceituosos. O meu compromisso é governar a cidade por oito anos, para isso conto com o apoio de vocês", disse.

Ao comentar suas propostas, o prefeito repetiu o discurso de ações voltadas à mobilidade urbana, citando a construção de 12 corredores de ônibus e a duplicação das avenidas José Odorizzi e Samuel Aizemberg.

"Tenho segurança que a cidade está melhor do que quando assumi (em 2009) e em 2016 será melhor do que hoje", prometeu Marinho. O chefe do Executivo citou ainda projetos voltados para o meio ambiente, lembrando que em três anos e meio, a Prefeitura plantou 40 mil mudas de árvores. "Pretendemos investir pesado na questão ambiental. Já fazemos isso atualmente nos projetos de Habitação, recuperando áreas degradadas e nascentes dos rios."

Exercendo outra vez o papel de cabo eleitoral, Marinho reforçou o pedido de voto para os candidatos petistas, principalmente Fernando Haddad, que disputa a prefeitura da Capital. Segundo Marinho, a candidatura de aliado ganhará visibilidade com o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa a ser veiculado a partir do dia 21.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;