Política Titulo Eleição
Disputa eleitoral não atrai
secretariado da região

Dos 148 secretários das sete cidades, apenas três
devem deixar cargos executivos para disputar vaga

Rogério Santos
09/03/2014 | 07:38
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A eleição de outubro não vai alterar o primeiro escalão das prefeituras do Grande ABC. Dos 148 secretários distribuídos nas sete cidades, apenas três pedirão exoneração para disputar o pleito. Um em São Bernardo, um Diadema e um em Mauá.

Cenário bem diferente da eleição municipal em 2012, quando 18 titulares de Pastas das administrações municipais pediram exoneração para disputar a vereança.

O baixo índice de pré-candidatos é registrado faltando menos de um mês para o prazo limite para os secretários municipais, que anseiam concorrer a cargo eletivo, se descompatibilizarem de suas funções. De acordo com a Lei Complementar 64/1990, a exoneração deve ocorrer até 5 de abril, seis meses antes do primeiro turno da eleição.

Na região, a tímida fila é puxada pela vice-prefeita de Diadema, Silvana Guarnieri (PTB), que se desligou mês passado da Secretaria de Assistência Social para ser candidata a deputada federal.

Os titulares das Pastas de Educação e Obras, Marcos Michels e o ex-vereador Márcio da Farmácia (ambos do PV), respectivamente, se colocavam como pré-aspirantes a vagas na Câmara Federal. Mas foram barrados pelo prefeito, Lauro Michels (PV), que não os quer fora do Paço. Lauro vai apoiar Adler Kiko Teixeira (PSC), ex-assessor especial do Paço, que deixou o cargo em dezembro, também por espaço no Congresso.

Em São Bernardo, o secretário de Relações Internacionais, Tunico Vieira (PMDB), almeja disputar assento na Assembleia Legislativa. O peemedebista discute o assunto internamente, mas aguarda sinalização da executiva estadual do partido, que apostará as fichas no vice-prefeito, Frank Aguiar, que almeja reconquistar cadeira em Brasília.

Secretário de Mobilidade Urbana em Mauá, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) deixará o posto para disputar umas das 94 cadeiras no Parlamento paulista. Para ingressar no projeto, ele terá apoio do chefe do Executivo, Donisete Braga (PT).

Na cidade, o então número dois do Paço e secretário de Habitação, Hélcio Silva (PT), renunciou o posto em dezembro para assumir posto de deputado federal, do qual era suplente. Ele disputará a reeleição.

Nas demais cidades da região, alguns nomes foram especulados no começo do ano, mas nenhum se concretizou até o momento. A efetivação das candidaturas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ocorrerá somente após as convenções partidárias, realizadas entre 10 e 30 de junho. A propaganda eleitoral começa em 6 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;