Política Titulo Evento
Copa do Mundo vai parar Câmaras do ABC

Torneio realizado no Brasil entre junho e julho vai interferir na rotina dos Legislativos

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
09/03/2014 | 07:22
Compartilhar notícia


Depois de 54 anos o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo. A expectativa pela realização do maior torneio futebolístico mundial é imensa. Mas nem só de euforia viverá o “País do futebol” durante a competição, que será realizada entre junho e julho. O evento modificará o calendário brasileiro, inclusive no âmbito da política.

Durante a Copa, a tendência é de marasmo nos parlamentos pelo País, principalmente após a presidente, Dilma Rousseff (PT), sancionar em junho de 2012, a chamada Lei Geral da Copa. Pela norma, a União poderá decretar feriados nacionais durante os jogos do Brasil. A lei também prevê que Estados e municípios poderão decretar feriados.

No Grande ABC, todas as Câmaras modificarão a rotina para acompanhar os jogos do Brasil, com redução no expediente e adiamento de sessões ordinárias. O assunto ainda não foi discutido pela direção de todos os Legislativos, mas funcionários e parlamentares devem ser dispensados para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. Sessões serão remarcadas e os servidores compensarão a licença.

A equipe canarinho realizará a abertura da competição em 12 de junho, contra a Croácia, às 17h, uma quinta-feira. Dia de sessão nas Câmaras de Santo André e Diadema. O segundo jogo será no dia 17, terça-feira, às 16h. Dia de trabalho nos Legislativos de Santo André, São Caetano e Mauá. O time encerra sua participação na primeira fase do Mundial dia 23, numa segunda-feira, novamente às 17h.

Com sessões às quartas-feiras, as Câmaras de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não precisarão remarcar os trabalhos.

Com o clima festivo, discussões importantes entre os vereadores podem ser postergadas para depois do recesso parlamentar, em agosto, quando a disputa eleitoral será a pauta principal.

Durante a semifinal da Copa das Confederações – torneio que antecede o Mundial – entre Brasil e Uruguai, em 26 de junho do ano passado, os vereadores de São Bernardo aproveitaram a parada na sessão para assistir ao duelo. A plenária durou 13 horas.


Prefeituras ainda não definiram o calendário para a competição

Mesmo com a possibilidade de feriado nos dias de jogo do Brasil, apenas Mauá já definiu o expediente de trabalho nos Paços e nas escolas municipais. Serviços na área da Saúde funcionarão sem interrupção na maioria dos municípios.
O tema foi inclusive discutido no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, durante o planejamento do colegiado para este ano. Ficou definido que nos dias em que o Brasil ir a campo, os servidores serão dispensados com duas horas de antecedência, com previsão de intervalo de uma hora para almoço. Mas a decisão final e publicação dos calendários compete a cada prefeitura.

Mauá já estabeleceu um cronograma, através do decreto 7.918, de 28 de janeiro, com redução de expediente em duas horas.

Em Santo André ainda não há determinação de redução de horário de trabalho por causa dos jogos. No Paço de São Caetano, a tendência é que o expediente deva ser encerrado duas horas antes dos jogos da Seleção. Já o calendário escolar foi antecipado para janeiro, com o recesso ocorrendo durante o torneio.

Em São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ainda não há definição sobre alteração no horário de expediente em razão dos jogos. Na cidade governada por Luiz Marinho (PT), os estudantes serão dispensados mais cedo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;