Turismo Titulo Caminhos da arte
Em busca do belo

Aguce sentidos em roteiros culturais que refazem passos
de grandes artistas e personagens pelo Velho Continente

Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
09/08/2012 | 07:33
Compartilhar notícia


Para o psicanalista Carl Jung, a arte é a expressão mais pura que há do inconsciente de cada um. Antes mesmo de inventar a escrita, o homem já recorria a manifestações artísticas para expressar emoções, revelar outro mundo sob sua ótica e até controlar a realidade com toques de magia. E se a arte imita a vida, a vida também ganha colorido especial quando encontra inspiração na arte para dar origem a viagens temáticas que refazem as trajetórias de grandes ícones do cinema, da literatura, música, pintura e arquitetura.

Os apaixonados pelo ofício das paletas, por exemplo, passam por uma espécie de catarse quando suas retinas capturam as pinceladas de grandes mestres do impressionismo pela região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no Sul da França.

Os fãs dos Beatles, por sua vez, contam com um motivo a mais para visitar Liverpool em 2012. Dia 18, a cidade comemora os 50 anos da primeira aparição de Ringo Starr como baterista oficial da banda que conquistaria o mundo.

Já os cinéfilos de plantão encontram roteiros especialmente montados para revelar os cenários de grandes sucessos da sétima arte pelo Reino Unidos, como as sequências de Harry Potter, James Bond, Sherlock Holmes, O Código Da Vinci, Alice no País das Maravilhas e Robin Hood.

E ainda dá para refazer os passos de Saramago e Fernando Pessoa por Lisboa; apreciar os acordes de grandes gênios da música clássica na Áustria; conferir os traços arquitetônicos ímpares de Gaudí em Barcelona; se encantar com as fábulas dos irmãos Grimm na Alemanha e sentir-se metamorfoseado em uma barata - pequenina em meio à imponência das construções - enquanto freqüenta os pontos preferidos de Kafka em Praga.

Basta escolher a expressão artística com a qual mais se identifica e deixar que os pincéis, versos e melodias lhe conduzam pelos caminhos da mais antiga de todas as línguas. Mas antes de embarcar, lembre-se da dica do famoso filósofo e poeta Ralph Emerson sobre a arte de fazer as malas: "Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;