Automóveis Titulo Pesados
Mercedes-Benz aposta em talentos do design

Fabricante investe em concursos para descobrir novos designers que criem tendências no segmento de caminhões

Do Diário do Grande ABC
28/02/2014 | 08:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Difícil pensar em caminhões e não vir à cabeça aquela estrela de três pontas alojada na grade dianteira. Na memória, talvez você tenha pensado num 1113 que serviu de meio de transporte para alguma viagem, ou mesmo num 1932 que tenha carregado a sua mudança há alguns anos... Histórias, com certeza, não faltam. E sobram, também, modelos de caminhões na trajetória da Mercedes-Benz do Brasil, aliás, muitos deles feitos em São Bernardo – onde fica a fábrica da marca.

Mas antes de tudo isso, é necessário um esboço, um projeto, uma base. E é pensando nisso – e, principalmente, na expansão permanente de ações sustentáveis para veículos comerciais – que a Mercedes realizou um concurso de design, em parceria com o IED (Istituto Europeo di Design) na semana passada, na Capital.

O objetivo foi avaliar os trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Transportation Design (Design da Mobilidade, em português) da instituição e premiar o melhor deles com a oportunidade profissional de seis meses nos estúdios da Mercedes-Benz. Dentre os seis projetos, o vencedor foi do paulistano Kléber Terradas.

“A parceria entre Mercedes-Benz do Brasil e o IED, já no segundo ano, visa a formação de profissionais com uma visão inovadora. A edição de 2014 teve como proposta de tema o caminhão leve Accelo, pensando como poderá ser este veículo no ano de 2020”, esclarece Luís Carlos Costa, gerente do estúdio de design do desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.

Os trabalhos foram apresentados com ilustrações digitais, em painéis, que mostram o processo de criação, contendo inspirações, conceitos e desenvolvimento de sketches e, também, por meio de modelos em escala em clay, nos quais é possível ter uma ideia clara do exterior dos veículos em três dimensões. Aqui, o interior fica de fora, o lance é mesmo as linhas da carroceria.

HISTÓRICO

Desde março de 2013, a Mercedes-Benz firmou parceria com o Istituto Europeo di Design. A escola surgiu na Itália há 47 anos, e já formou mais de 90 mil estudantes em todo o mundo. Situada na Capital, oferece cursos nas áreas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;