Setecidades Titulo Santo André
Faixas de ônibus elevam em 14% número de passageiros em Sto.André

Corredores na Rua Carijós e Avenida D.Pedro I completam um mês de operação

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A implantação de faixas exclusivas para ônibus aumentou em aproximadamente 14,3% o número de pessoas que utilizam o transporte público na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I, ambas em Santo André. Amanhã completa um mês que os corredores entraram em operação. A faixa da direita das vias fica restrita para os coletivos entre segunda e sexta-feira, das 6h às 10h, apenas na pista sentido Centro.

Neste mês, a média registrada foi de 101,2 mil passageiros transportados. No mesmo período do ano passado, as duas vias foram utilizadas por 88,5 mil usuários. Com pouco mais de dois quilômetros de extensão, a faixa da Rua Carijós registrou maior aumento: foram 18 mil pessoas adicionais em relação a 2013, subindo de 42 mil para 49,5 mil.

O endereço faz parte do itinerário de oito linhas – sendo quatro municipais e quatro intermunicipais.

Já o corredor da Dom Pedro I, cuja extensão é de 1,2 quilômetro, apresentou variação positiva de 10,6%. Em fevereiro do ano passado, cerca de 46,6 mil usuários eram transportados diariamente nesse local, número que subiu para 51,6 mil neste mês. Passam por lá sete linhas de ônibus, sendo que três têm outros municípios como destino.

A velocidade média de circulação nos dois corredores teve aumento de 14 km/h para cerca de 19,6 km/h.

Segundo o diretor da SATrans, Leandro Petrin, o aumento se deve à melhoria no serviço prestados. “Quando a população vê que o sistema está mais confortável e fluindo melhor, muitos deixam de ir a pé, de bicicleta ou de carro para utilizar o transporte público.” A meta da Prefeitura é construir 13 corredores de ônibus em toda a cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;