Automóveis Titulo Carros verdes
O futuro tem nome: Nissan e-NV200

Aceleramos o protótipo do furgão 100% elétrico da marca japonesa; modelo será produzido em série

Marcelo Monegato
Enviado ao Rio de Janeiro (RJ)
27/02/2014 | 08:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. A convite da Nissan, viajei à Cidade Maravilhosa para conhecer o futuro sustentável, verde, ecologicamente correto – chame do que quiser – do transporte de carga no mundo. Tive a oportunidade de conhecer, e rodar em um rápido test-drive, com o e-NV200, furgão 100% elétrico da marca de origem japonesa.

Com sistema de propulsão idêntico ao do Leaf, primeiro automóvel 100% elétrico fabricado em escala no mundo, o e-NV200 chegará ao mercado europeu ainda no primeiro semestre, após início da produção na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha. Além de circular pela Europa, o comercial leve desfilará também por Estados Unidos, China e Japão no segundo semestre.

No Brasil, de acordo com Anderson Suzuki, gerente de novos negócios da Nissan do Brasil, o furgão elétrico é impraticável. “Hoje, o e-NV200 seria inviável. Muito caro. Assim como o Leaf”, admite.

No entanto, durante um mês, o elétrico foi realidade para os brasileiros – mais especificamente para os cariocas. Em parceria com a FedEx, o Nissan rodou em fase de testes pelas ruas e avenidas ‘trabalhando’ como se fosse um veículo comum. Posteriormente, o mesmo e-NV200 será avaliado nos Estados Unidos.

E ainda segundo Suzuki, o Nissan provou ter perfil para entregas rápidas. “Sempre chega com carga sobrando (elétrica) após um dia de trabalho”, revela. O e-NV200, assim como o Leaf, tem autonomia para aproximadamente 160 quilômetros. Para recarregar são necessárias até dez horas, caso seja uma tomada comum (220 volts). Por meio de uma super-recarga, no entanto, é possível ter 80% de toda a capacidade em apenas 30 minutos.

Importante destacar que o NV200 a combustão já existe e é comercializado em cerca de 40 países nas versões de carga e de passageiro. Em Nova York, nos Estados Unidos, a Nissan fechou parceria para que todos os táxis – aqueles amarelos típicos da cidade cantada por Sinatra – sejam NV200. Até 8.000 carros serão renovados.

De acordo com a Nissan, mesmo este NV200 ‘comum’ não tem previsão de chegar ao Brasil. Porém, em virtude da marca ser a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, não se surpreenda se em alguns meses unidades sejam avistadas em testes por aqui.

RODANDO

O e-NV200 tem um motor elétrico que gera 80 kw de potência (108 cv) e torque máximo de 25 mkgf, este desde o momento em que tocamos o acelerador. Com a alavanca do câmbio – que faz o estilo continuamente variável (CVT) – no ‘D’, pisamos no pedal da direita e rapidamente ganhamos velocidade em silêncio. Escutamos apenas o barulho dos pneus no asfalto do estacionamento do Maraca.

Para economizar combustível, digo, energia, apertamos a tecla ‘ECO’. As acelerações ficam mais morosas e as velocidades mais altas não são possíveis de alcançar. Para rodar com desempenho melhor, jogo a manopla para a direita – posição ‘B’ (Break). Ao mesmo tempo em que o desempenho melhora e as cargas são consumidas rapidamente, o sistema de regeneração de energia nas rodas é mais eficaz também – tal recuperação é indicada no painel de instrumentos.

Ponto positivo para o compartimento de carga. Com 4,2 m² e piso plano – logo abaixo ficam as baterias, que têm garantia de dez anos –, o e-NV200 oferece espaço para transportar até palets. Além da porta dupla traseira, existem acessos pelos dois lados. A capacidade de carga é de 700 quilos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;