Cultura & Lazer Titulo Exposição
Fotos de Eikoh Hosoe chegam pela primeira vez ao Brasil

Mostra que abre hoje no Sesc Consolação fica em cartaz até 3 de maio

Luís Felipe Soares
26/02/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


As narrativas filosóficas de Eikoh Hosoe vão além do registro simples de personagens e cenários. O veterano fotógrafo japonês tenta explorar sentimentos por meio das imagens que têm desenvolvido desde os anos 1950. Seleção com suas principais obras chega ao Brasil a partir de hoje com a exposição 'Eikoh Hosoe – Corpos de Imagens', que fica no Sesc Consolação, em São Paulo, até 3 de maio com entrada franca.

É a primeira vez que o autor tem parte de seu acervo apresentado no País. Tido como um dos pioneiros da fotografia no Japão, o artista conta com trabalhos espalhados por importantes pontos culturais do mundo, casos do Museum of Modern Art, de Nova York, nos Estados Unidos, e do Padiglione d’Arte Contemporanea, localizado em Milão, na Itália.

Hosoe foge dos trabalhos tradicionais. Ele tenta ser mais introspectivo e dramático, abusando do contraste de sombras e luzes nas imagens em preto e branco. Seus cliques também ficaram conhecidos por dialogar diretamente com outras linguagens artísticas, como o teatro e a dança.

Na exposição, a ideia é vivenciar as obras de maneira diferente e um tanto quanto sensorial por meio de volumes, ritmos e projeções. Os curadores separaram material presente nas principais séries assinadas pelo fotógrafo, entre elas 'Man and Woman' (1959) e 'Embrace' (1971). Não ficam de fora projetos que realizou em parceria com outras renomadas figuras orientais, caso do escritor japonês Yukio Mishima em 'Barakei' (1963), que fez com que os olhos de todo o planeta começassem a apreciar a filosofia de Hosoe.

Eikoh Hosoe – Corpos de ImagensExposição. A partir de hoje. No Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo. Tel.: 3234-3000. Segunda a sexta, das 10h às 21h30; sábado e feriados, das 10h às 18h30. Grátis. Até 3 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;